Take a fresh look at your lifestyle.

Parentes de pacientes transferidos para outros estados recebem atendimento psicossocial

-publicidade-

Os pacientes transferidos para tratamento da Covid-19 em outros Estados, e seus familiares, seguem recebendo acompanhamento psicossocial da força-tarefa montada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Boletins médicos, visitas virtuais e orientações estão sendo repassados diariamente para as famílias que aguardam por notícias em Manaus.

Um total de 32 pacientes de quatro unidades de saúde de Manaus foram transferidos para hospitais do Maranhão e Piauí. Os pacientes foram transportados em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) entre sexta-feira (15/01) e a manhã deste sábado (16/01). As transferências foram necessárias devido à empresa White Martins, responsável pelo abastecimento de oxigênio das unidades de saúde do Estado, sinalizar dificuldade de abastecimento, em decorrência do aumento das internações.

De acordo com a coordenadora de projetos da UGPE, Viviane Dutra, um grupo de whatsapp foi criado com os familiares de pacientes para organização das visitas virtuais.

“Fizemos o cadastro dos familiares que são responsáveis para receber os boletins médicos, criamos esse grupo para dar orientações e agendar as visitas virtuais que serão feitas por videochamadas, que são de extrema importância para a recuperação dos pacientes, porque eles podem conversar e contar como estão se sentindo”, destacou.

Os boletins médicos são repassados diretamente para os familiares pela equipe médica do hospital que está assistindo o paciente. No Maranhão e Piauí, os pacientes estão internados em hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

FOTO: Lucas Silva e Thiago Menezes/Secom

-publicidade-