Parintins 2015: Palestra destaca Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores

A primeira palestra do Seminário Parintins 2015: Sonhos, Desafios, Potencialidades e Sugestões teve como tema “Servidores Municipais – Avanços, Missão e Perspectivas” ministrada por Flavio Alcebíades da Silva. Durante a palestra foram debatidos assuntos sobre formação qualitativa, Redução do Custo Fiscal, pesquisa funcional, Previdência Própria, entre outros pontos de interesse do servidor publico.

O assunto destaque foi a possível criação de um Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores (RPPS) para o município de Parintins. O palestrante Flávio Alcebíades explicou que a criação do regime é de suma importância para o município, uma vez que 17 municípios do Amazonas já possuem o RPPS e os recursos que vão para o INSS podem ser aproveitados para a economia local. “Ele pode ser aplicado no município de várias formas, favorecendo vários tipos de investimentos. Além disso, as decisões sobre a questão da previdência social podem ser decididas no município e não mais em Brasília ou agencia de previdência social”, destacou.

Para a servidora pública, Julia Martins, a palestra contribuiu muito para seus conhecimentos em relação a previdência social e esclareceu dúvidas. “Foi uma palestra muito boa, pois nos mostrou novas expectativas de desenvolvimento financeiro do município e para nós servidores públicos. Eu apoio a proposta de criação do Regime, uma vez que os servidores poderão ter mais autonomia de exigir seus direitos e irão ter mais segurança em relação a aposentadoria” disse.