27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Parintins 2017 – Boi Caprichoso começa preparação em galpão para conquista do festival 2017

Artistas plásticos dão vida ao projeto boi de arena a partir do início do mês de abril para três grandes apresentações

Depois de cinco meses de criação do projeto, o Boi-Bumbá Caprichoso entra em galpão na segunda-feira, 3 de abril, para a construção do espetáculo “A Poética do Imaginário Caboclo”, em preparação ao Festival Folclórico de Parintins 2017. O presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, anuncia a missa de abertura dos trabalhos para a próxima sexta-feira, 31 de março, no galpão de alegorias, a partir das 7h. Sócios, torcedores, artistas e outros segmentos são convidados.

O projeto boi de arena começou a ser formatado pelo Conselho de Arte no mês de outubro de 2016, com definição do tema. A partir daí a diretoria azulada montou um grande planejamento para ser executado até a entrada dos artistas no galpão. De olho na disputa do festival folclórico, o Boi Caprichoso teve mudanças no quadro de itens individuais, escolha de toadas, compra antecipada de materiais no mercado da China e organização do galpão de alegorias.

Na semana passada, o presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, apresentou o time de artistas de alegorias para a construção do projeto: Ozéas Bentes, Júnior de Souza, Márcio Gonçalves, Algles Ferreira, Jucelino Ribeiro, Ferdinando Carivardo, Glaucivan Silva, Kenedy Prata e Nei Meireles. De acordo com o dirigente azulado, foram cinco meses de criação do projeto no Conselho de Arte para que os artistas façam a execução dos trabalhos nos próximos três meses.

O galpão de alegorias também passou por adequações para boas condições de trabalho aos profissionais da arte, com novo refeitório, saídas de emergência, sessão de contra incêndio, entre outras melhorias estruturais. O engenheiro civil, Diego Leitão, será o responsável pela segurança no trabalho no galpão de alegorias do Boi Caprichoso. A diretoria azulada vai entregar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) às equipes dos artistas para segurança no trabalho.

Três noites de espetáculo

Em coletiva de imprensa na Prefeitura Municipal de Parintins, na manhã desta terça-feira, 28, o presidente do Boi Caprichoso, Babá Tupinambá, ao lado do prefeito Bi Garcia, acompanhado do presidente do boi contrário, declarou que o bumbá se prepara para três grandes apresentações no festival 2017. O dirigente azulado afirmou que o Caprichoso vai brigar pelo título do festival, com duas horas e meia de espetáculo em cada noite, com todas as alegorias e itens.

Texto: Gerlean Brasil

Foto: Riso Alencar

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui