As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Parintins 2017 – Homenagens marcam inauguração do curral Zeca Xibelão

Personalidades históricas do Boi Caprichoso foram lembradas durante o evento

Após três meses de reforma e criação de novos espaços, ontem, 24, o Curral Zeca Xibelão foi entregue a nação azul e branca, durante homenagens prestadas a personalidades que contribuíram ao longo do tempo com a brincadeira de boi-bumbá. O momento marcante foi comandado pelo presidente, Babá Tupinambá, e o vice-presidente, Jender Lobato.

O curral dispõe agora de Praça de Alimentação, Sala de Troféus, Sala do Auto do Boi Ednelza Cid, espaço Vip Armando Lima, o Ganso, Boteco da Dora, Praça Dom Arcângelo Cérqua, entre outros. Cada ambiente empresta o nome de pessoas que contribuíram com o Boi Caprichoso.

Os familiares de José Thomaz Monteiro Neto, o Zeca Xibelão, Armando Lima, e Ednelza Cid, Raimundo André, o Chumbão, receberam as homenagens. O reconhecimento se estendeu ainda ao eterno Padrinho do Boi, Alcinélcio Vieira, a prefeita do curral, Maria Auxiliadora Pereira e Silva, a Dora Caprichoso, ao ex-presidente Rai Viana, e ao ex-apresentador e ex-levantador de toadas, Arlindo Jr.

Ao destacar mais um feito, Babá Tupinambá reforçou que a nação merece um curral preparado para receber o torcedor o ano todo e pediu união de todos. “O mesmo trabalho que estamos fazendo no social, também iremos fazer no boi de arena. Farei de tudo para que o Caprichoso seja campeão do festival”, anunciou.

Participaram da solenidade familiares dos homenageados, o prefeito, Bi Garcia, o deputado estadual, Sabá Reis e o bispo da Diocese de Parintins, Dom Giuliano Frigenni, que foi homenageada através do bispo Dom Arcangelo Cérqua, por ter criado o festival folclórico na década de 1960 para arrecadar recursos para a construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Após o ato inaugural, a nação azul e branca participou do último ensaio técnico.

Texto: Kássia Muniz
Foto: Glenda Dinely e Pitter Freitas

você pode gostar também