As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Parintins 2019 – Carteira de Pesca tem grande procura na Ilha Tupinambarana

Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, foi o primeiro município a receber o mutirão dos novos sistemas para a emissão da carteira de pesca, atualização de cadastro do empreendedor e do empreendedorismo, além da emissão e declaração de inexigibilidade. A ação do Governo do Estado, realizada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), foi realizada de 25 a 28 de junho, na Terra dos Bumbás Caprichoso e Garantido.

O mutirão, que ocorreu no Centro Multifuncional do município, localizado na rua Itacoatiara, no bairro São Vicente de Paula, teve muita procura por conta de Parintins ser um dos principais polos da prática da pesca, principalmente a esportiva da região do Baixo Amazonas.

“Temos uma associação com mais de 60 pessoas, e esse trabalho do Ipaam só vem a colaborar com os nossos pescadores. Parintins já um é um polo na região para a prática dessa atividade, e daqui a alguns anos vamos nos tornar um dos principais destinos turísticos da pesca esportiva”, disse o presidente da Associação de Pesca Esportiva de Parintins, Geraldo Sávio.

O analista ambiental do Ipaam, Clemerson de Sales, um dos responsáveis pela emissão de Carteira de Pesca, informa que o trabalho presencial no município se encerrou, mas quem tiver interesse em emitir o documento pode acessar o site do órgão.

“Estamos aqui buscando a sensibilização dos praticantes desse esporte. Mas, com o CPF e outros dados, os interessados podem emitir a carteira totalmente online”, informou Clemerson de Sales. A carteira pode ser emitida por meio do site: www.ipaam.am.gov.br.

Campeão – O pequeno pescador Ezaque Nascimento, de 8 anos, aproveitou o mutirão para tirar sua carteira de pesca. “Pesco desde quando morava no interior de Parintins. Agora estou tirando o meu primeiro documento de pesca esportiva e vou mostrar para meus amigos que sou um pescador oficial”, afirma Ezaque.

Carteira – A nova atualização na carteira de pesca vai possibilitar aos pescadores a praticarem pesca amadora, esportiva ou recreativa. O procedimento pode ser feito por meio de processo totalmente automatizado, no qual o cidadão poderá cadastrar, baixar o documento de pagamento e emitir a carteira de pesca. O sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), instituição referência em gestão ambiental, sediada em Minas Gerais.

FOTO: Diego Peres/Secom