Amazonas Notícias

Parintins 2023: Triciclo é fonte de renda e símbolo da ilha da magia

Uma experiência genuína é conhecer os atrativos turísticos, belezas naturais e passear por Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) a bordo de um triciclo, um símbolo de transporte tradicional da ilha dos bumbás Caprichoso e Garantido. Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas, os tricicleiros que conduzem o veículo recebem o apoio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), conquistam renda e mudam de vida, a partir do turismo. 

Conforme dados levantados pela Amazonastur, o modal gera emprego e renda para cerca de 300 tricicleiros. Josebias Mourão trabalha neste segmento há 32 anos. Para o tricicleiro, a atividade também envolve o amor pela ilha, pelo Festival Folclórico de Parintins, em especial pelo boi Garantido, do qual é torcedor. 

O tricicleiro relata que o primeiro emprego veio como recomendação dos amigos ainda na juventude, mas até hoje a atividade é o sustento da família. 

“Na verdade para todos é muito fundamental. Durante o período do festival, que são três dias, é uma renda extra que entra, mas a gente batalha durante semanas, o que dá para tirar um bom dinheiro”, enfatizou.

Nesta temporada, o tricicleiro, Plácido Santos, celebra a chance de compartilhar o amor pela ilha da magia em outro idioma. O tricicleiro, que é torcedor do Caprichoso, realizou o curso de inglês promovido pela Amazonastur, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que é voltado para serviços turísticos.  

“Recebemos muitos turistas quando os navios chegam, na época do festival e também na festa da padroeira, que são as datas que a gente ganha um dinheiro a mais. Eu gosto muito de receber turistas, de levá-los para os lugares, porque vamos conversando sobre a cidade, a cultura e trocando ideias. Eu gosto muito”, destacou Plácido. 

Trabalhando há mais de 20 anos como tricicleiro, Plácido afirma que a Catedral, Bumbódromo, a Praça da Liberdade e os galpões dos bois são os pontos turísticos mais buscados pelos turistas em Parintins. 

Charme e tradição

Atração turística sustentável, o triciclo agrada os visitantes da ilha, sendo o transporte mais procurado para conhecer Parintins, com média de satisfação de 87,32% entre os visitantes, apontam dados da Amazonastur. 

O meio de transporte charmoso, que tem uma estrutura feita 70% de ferro, coberta de lona e movido pelo guidão da bicicleta, teve como um dos seus pioneiros o mecânico de bicicleta, Valdenor Queiroz, na década de 80. E ficou popularmente conhecido na década de 1990, com o crescimento do Festival Folclórico de Parintins. 

FOTOS: Tácio Melo/Amazonastur

Relacioandos