Amazonas Notícias

Parintins 2023: Vice-governador do Amazonas acompanha reta final dos trabalhos do ‘Recicla, Galera’

Maior projeto de sustentabilidade do Festival Folclórico de Parintins, o “Recicla, Galera”, do Governo do Amazonas, em parceria com a Coca-Cola Brasil, registra até o início da tarde deste domingo (02/07), 4.076,4 quilos de materiais recicláveis destinados corretamente. Esta é a segunda edição da iniciativa, que também envolve as galeras dos bumbás Caprichoso e Garantido numa disputa valendo um prêmio de R$ 20 mil.

O último dia de trabalhos da iniciativa foi acompanhado pessoalmente pelo vice-governador Tadeu de Souza, que destacou que a ação de educação ambiental promovida pelo Governo Wilson Lima poderá ser renovada em 2024. O projeto também ajuda a gerar renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e a Cooperativa dos Condutores de Triciclo de Parintins (Contripin).

“É um projeto que veio para ficar. Já ocorreu no ano passado e, este ano, teve uma divulgação muito maior e tem toda uma estrutura. Parintins, hoje, tem 36 pontos de coleta e um trabalho realizado de forma direta, com a secretaria de Meio Ambiente e a Associação de Catadores”, declarou Tadeu de Souza, no Espaço Sustentável, localizado na Praça da Liberdade, em Parintins.

Acompanhando o vice-governador, o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, afirmou que a meta de 5 toneladas de destinação correta de materiais recicláveis deverá ser batida ainda neste domingo, durante a última noite do duelo entre os bois de Parintins.

Do Bumbódromo, todo o material reciclável é recolhido e levado para ser triado e pesado no Espaço Sustentável por profissionais da Ascalpin, sob supervisão da Sema. De acordo com o último balanço divulgado, com dados da primeira noite do festival, a galera do Garantido saiu na frente e destinou 106 quilos de materiais contra 47,8 quilos, da torcida do Caprichoso.

Sobre o programa

A execução operacional do “Recicla, Galera” ocorre por meio da Impact Hub Manaus. A campanha também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Participam, ainda, a Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.

FOTOS: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

Relacioandos