Parintins – Ações na área social em 2014 beneficiaram mais de 10 mil famílias

O ano de 2014 foi considerado produtivo para a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Parintins (Semasth), que realizou ações que beneficiaram cerca de 20 mil famílias na cidade e no interior. A Prefeitura Municipal de Parintins por meio da Semasth conseguiu implementar no município com o apoio do prefeito Alexandre da Carbrás novos serviços de assistência social que renderam bons resultados a população, como serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes e o serviços de atendimento da proteção social básica a pessoa idosa e a pessoa com deficiência dentro do domicilio.

A meta de atender três mil famílias durante o ano por meio dos serviços oferecidos nos CRAS foi alcançada, principalmente na realização do Serviço de Atenção Integral à Família (PAIF). No CRAS do bairro Santa Rita foram realizados 763 atendimentos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que apresentaram vulnerabilidade. No CRAS do bairro Paulo Corrêa, foram 817, enquanto no CRAS da Vila Amazônia foram 397 atendimentos, ou seja, todos os polos ultrapassaram a meta de três mil famílias. Em 2014, foi realizado ainda reordenamento de todos os serviços do CRAS.

O secretário explica que antes trabalhava-se apenas a problemática de um adolescente ou de uma criança e a família ficava de lado. “Hoje nós trabalhamos a família como um todo para que uma determinada vulnerabilidade seja resolvida na família e não somente no indivíduo.” enfatizou.

No Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), os atendimentos e serviços socioassistenciais também ultrapassaram as estimativas do ano de 2014. O secretário destaca que o órgão funcionará em um prédio novo que fica próximo ao Bumbódromo a partir de janeiro de 2015.

Em relação aos cursos do Pronatec foram ofertadas o total de 762 vagas para a população e foram encaminhados para a Caixa Econômica Federal mais de 3 mil cadastros de pessoas que tem o sonho de ter a casa própria. Nos serviços de Cadastro Único e bolsa família, ocorreu a reorganização do serviço e foi necessária a contratação de mais funcionários para trabalhar com o cadastramento das famílias.

Foram comprados novos computadores e instalada internet de qualidade para dinamizar o trabalho dos funcionários, o que resultou em mais de 18 mil famílias cadastradas no ano de 2014.

Uma novidade entre as ações da secretaria foi a emissão da carteira do idoso válida em todo o território nacional para mais de 600 pessoas da melhor idade, a qual foi emitida pela primeira vez no município de Parintins. O documento dá acesso à gratuidade ou ao desconto mínimo de 50% no valor das passagens interestaduais, seja de barcos, ônibus ou trens.

O secretário destaca que a emissão da carteira, foi uma das conquistas que marcou o ano de 2014, pois foi efetivado um direito tão merecido para os idosos que daqui para frente poderão viajar gratuitamente ou pagando metade do valor da passagem. Em 2015 a secretaria de assistência social tem novos projetos, um deles será o Serviço de Atendimento Especializado a Criança e Adolescente (Saeca), o qual foi um projeto aprovado junto ao Governo Federal e será um novo serviço.