24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Parintins inicia levantamento sobre larvas de mosquito da dengue

A coordenadoria de vigilância epidemiológica realiza o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Parintins (LIRA) do ano de 2015. O LIRA é um sistema padronizado que ocorre quatro vezes ao ano e consiste em um estudo sobre a incidência de larvas de mosquito aedes aegipty no município.

O estudo é feito pelos agentes de endemias de todos os municípios do Amazonas e em Parintins teve início na segunda-feira (26) com cerca de 26 pessoas envolvidas e terá a conclusão na sexta-feira (30).

Os agentes de endemias irão fazer o levantamento do índice em todos os bairros de Parintins e por meio de um sorteio oferecido pelo sistema da coordenadoria são identificados os quarteirões de cada bairro, onde será feita a pesquisa. O estudo é realizado dentro de cada residência, onde as equipes recolhem o material que poderá apresentar a incidência das larvas ou outras formas do mosquito aedes aegipty para depois realizar um apanhado geral das informações que vão identificar se o município está em médio, baixo ou alto risco da incidência.

De acordo com o coordenador da vigilância epidemiológica, Cipriano Barros, é por meio do LIRA que a vigilância poderá identificar qual bairro de Parintins apresenta maior incidência de larvas. Ele ainda explica que existe uma meta a ser alcançada por meio do LIRA, a qual está no Plano de Contingência da Dengue de todos os municípios do Brasil.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui