Um ciclo de palestras, atendimentos médicos, de enfermagem e café regional marcou na manhã da ultima sexta-feira 23, a abertura das atividades 2015 do Programa Municipal dos Idosos do Centro de Saúde Doutor Toda, no bairro da Francesa. A ação com o grupo da terceira idade da área de abrangência daquela unidade é voltada também para o acompanhamento das pessoas com hipertensão e diabetes.

De acordo com o novo diretor do Centro de Saúde Doutor Toda, Valdo Santos, a missão em coordenar os trabalhos do Doutor Toda foi uma tarefa repassada pelo prefeito Alexandre da Carbrás e da secretária Rainez Rocha. Ele assegura que aceitou esse desafio com o compromisso de trabalhar juntamente com a equipa da Semsa, para proporcionar uma qualidade de vida melhor para a comunidade, por meio de um atendimento médico de qualidade. “Estamos inaugurando um novo ambiente na unidade de saúde que passou por ampla reforma e com nossos funcionários pretendemos prestar um serviço melhor para todos”, disse Valdo.

Para a participante do núcleo do idoso do Doutor Toda, Maria da Silva Hatta, de 88 anos de idade, ficar em casa sozinha é conviver com a solidão, porém em companhia de outros idosos e dos coordenadores do grupo de atenção, a vida da pessoa da terceira idade passou a melhorar. “Aqui temos muitos amigos. É um prazer poder participar e se relacionar com todos”, disse a aposentada Maria Hatta.

Outra usuária do Programa Municipal do Idoso, dona Lili Matos da Luz, conta que a vida melhorou depois que passou a conviver com os integrantes do grupo e a participar das atividades físicas, recreativas e sociais. “Minha vida melhorou e agora me sinto muito bem com os meus amigos”, disse dona Lili.

A enfermeira que trabalha com os idosos, Rosalena Ramos, explica que a unidade de saúde Doutor Toda é composta por dois grupos de idosos, sendo um com sede na igreja de Santa Clara e outro na quadra de esportes Silvio Mioto. A enfermeira Rosalena ressalta que as atividades com palestras e atendimentos médicos e de enfermagem para os idosos acontecem todas as quartas e sextas-feiras para o controle de medicação, tratamento e prevenção à saúde, principalmente os hipertensos e diabéticos. “Nos encontro são realizados também exercícios físicos com a educadora física e fisioterapeuta”, disse a enfermeira.

Os atendimentos oferecidos no Doutor Toda vão desde consulta e acompanhamento com clinico geral, pediatra, odontólogo, ginecologista, fisioterapeuta, assistente social e fonoaudiólogo.