24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Parlamento Amazônico: Adjuto Afonso solicita ao Basa renegociação de dívidas para setor de fibras e financiamento para Polo Naval

Durante a 7ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, que aconteceu no último dia 19,
em Belém (PA), o deputado Adjuto Afonso (PDT) solicitou junto ao presidente do Banco da Amazônia (Basa), Marivaldo Melo, a renegociação de dívidas dos produtores de juta e malva do Estado do Amazonas, assim como novas linhas de crédito para que esses trabalhadores possam continuar a executar a atividade.

“Estamos tentando ajudar esse segmento a se reerguer, a ter produção. Semana passada eu e o deputado Luiz Castro (Rede), que também se manifestou na reunião, articulamos uma audiência pública para discutir as dificuldades do setor. O presidente do Basa está sensível à situação”, disse o deputado.

O parlamentar aproveitou a ocasião para falar com Marivaldo Melo, juntamente com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Naval de Manaus (Sindinaval), Mateus Araújo, sobre uma demanda de interação de financiamento via Departamento do Fundo da Marinha Mercante (DFMM)/Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), cujo processo já está em andamento. O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma), Dodó carvalho, também estava presente no evento e participou das discussões.

Fundo Amazônia

O deputado Adjuto Afonso também questionou acerca da operacionalização do Fundo da Amazônia ser executada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tendo em vista que o recurso é direcionado ao desenvolvimento da região amazônica e, por isso, deveria ser gerenciado pelo Banco da Amazônia.

“Conversamos com o senador Sérgio Petecão (PSD/AC), presente no evento, que concorda com o nosso pensamento e vamos fazer um esforço junto às nossas bancadas para que esse fundo possa ser operacionalizado pelo Basa que é o banco da região ou mesmo pelas agências de fomento dos estados. Fundo que vem para desenvolver a Amazônia, setor produtivo, cooperativas, setor primário, e hoje é operacionalizado pelo BNDES que fica no Rio de Janeiro”, ressaltou o deputado Adjuto.

Agentes financeiros

Aproveitando a presença de representantes da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o deputado Adjuto questionou a possibilidade de alteração na atual forma de operacionalização, sugerindo um maior número de agentes financeiros na região.

Parlamento Amazônico

O deputado Adjuto Afonso avalia de forma positiva as reuniões do Parlamento Amazônico e faz questão de deixar claro a importância do parlamentar estar presente. “Essas reuniões são importantes e estratégicas porque se discute assuntos referentes à Amazônia e precisamos estar unidos para defender os interesses da região”.

O Parlamento Amazônico tem como presidente o deputado Sinésio Campos (PT/AM), sendo formado por deputados estaduais dos nove estados da Amazônia Legal que se reúnem regularmente em uma das capitais da região Norte para discutir os problemas e buscar soluções para a região.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui