28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Parlamento Amazônico- Deputado busca apoio para a revitalização da BR-319 e construção da Ponte Rio Solimões

Parlamento Amazônico/revitalização/BR-319/Ponte Rio Solimões

O Deputado Francisco Souza, participou nesta quarta-feira (16), da 10ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico, em Marabá (PA). A entidade congrega as Assembleias Legislativas dos nove Estados que compõem a Amazônia brasileira: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Marabá, com o objetivo de buscar soluções para os problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico. A proposição da Reunião Ampliada foi requisitada pelos deputados João Chamon Neto (PMDB/PA) e Dirceu ten Caten (PT/PA), que conseguiram atrair o encontro para Marabá. É a primeira vez que o evento acontece em um município do interior.

Segundo Francisco Souza, o encontro é importante para debater assuntos pertinentes a região amazônica. “As dificuldades amazônicas nos unem, por isso somamos esforços para impulsionar nossas reivindicações, daí a importância das reuniões desse colegiado”, disse. O parlamentar ainda destacou a recuperação da BR-319 e Ponte Rio Solimões, como fator de ligação e desenvolvimento para a região norte. “Apesar de conquistas aéreas, Manaus, continua sem ligação com os outros estados via terrestre. Por isso, estamos buscando apoio de outros parlamentos, a fim de concluir as obras na BR-319 e ligar, definitivamente, através da Ponte Rio Solimões, o Amazonas aos estados do norte e ao resto do Brasil”, concluiu o Souza.

Durante a reunião foram ministradas várias palestras sobre temas que fazem parte da cadeia econômica da região Amazônica e seus desafios e perspectivas sustentáveis. Mineração e Meio ambiente; Exploração Mineral em terras Indígenas; Perspectivas acerca da lei de compensação de perdas em virtude da Lei Kandir; e Alteração da Lei Kandir no Congresso Nacional foram alguns dos tópicos abordados.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui