27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Parque do Idoso oferece atenção especial para mais de 2 mil usuários por dia

Um espaço que muda a rotina diária de milhares de idosos com atividades de lazer e atenção especial. O Parque Municipal do Idoso (PMI), da Prefeitura de Manaus, está localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital, e é referência de estrutura e atendimento adequado para a terceira idade.

Zelo e cuidado que fazem a diferença na vida de quem frequenta o local diariamente, como a dona Giorgete Pinheiro, de 67 anos. Giorgete faz parte dos mais de 2 mil usuários que participam do programa “Conviver” e frequentam o Parque do Idoso todos os dias. A diretora administrativa do PMI, Charmênia Sahdo, explica que o trabalho realizado pela Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, que administra o espaço, faz parte de uma política municipal. “oferece atividades que melhoram a qualidade de vida dos idosos, como hidroginástica, artesanato, ginástica rítmica, coral de canto e outras que ajudam na prevenção de doenças”.

O Parque do Idoso dispõe de piscina térmica, ginásio coberto, auditório com 200 lugares, pista de caminhada, salas de aula, dança e arte, lanchonete e salão de beleza, realizando atividades como pilates funcional, caminhada orientada, alongamento, natação, ginástica elaborada e terapêutica, yoga, meditação, dança de salão, oficina de memória e cidadania, seresta, prosa e poesia e muito mais.

Uma equipe multiprofissional, formada por assistentes sociais, psicólogos, professores de educação física, instrutores, auxiliares de enfermagem, funcionários dos setores técnico e administrativo, estão sempre dispostos a receber e auxiliar os participantes.

Cansada da rotina monótona dentro de casa, Emília Ramos, 81, descobriu um espaço em que todas as manhãs desfruta das atividades recreativas, benéficas à sua saúde, além da atenção e o cuidado que necessita. “Venho quatro dias por semana e faço artesanato, caminhada, hidroginástica. Sinto que minha qualidade de vida aumentou muito desde que passei a frequentar o Parque, tanto fisicamente, como emocionalmente”.

Pessoas acima de 50 anos são aceitas, nos períodos da manhã e da tarde, para frequentar e participar das aulas no PMI. Elas devem passar por exames cardiológicos, que comprovem que estão aptas a desenvolver atividades físicas. Após apresentar exames, os idosos passam, ainda, por uma triagem onde são definidos os níveis de intensidade das atividades, formando turmas conforme a aptidão física de cada um. Os idosos também são encaminhados para entrevista nos setores de psicologia e serviço social.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui