As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Parque Estadual Sumaúma recebe mais de 400 visitantes para campanha ‘Um Dia no Parque’

Gov Agricultura

Mais de 400 pessoas foram ao Parque Estadual Sumaúma, no domingo (21/07), para prestigiar a campanha nacional “Um Dia no Parque”. Os visitantes participaram de programação extensa de vivência na floresta e educação ambiental na Unidade de Conservação (UC) localizada no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

O Parque Estadual Sumaúma foi uma das 197 UCs em todo o país a receber a campanha. Idealizada pela Rede Pró UC, em parceria com a Coalizão Pró-Unidades de Conservação, a campanha é realizada anualmente com o objetivo de mostrar às pessoas que perto delas provavelmente há uma área protegida, e que ali é possível praticar diferentes atividades, tanto sozinho como em grupo. Localmente, a atividade foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), WWF-Brasil e Instituto Sumaúma.

Eduardo Costa, de 14 anos, aproveitou o domingo de aniversário no parque. Ao longo de todo o dia, ele usufruiu das trilhas, palestras e participou de jogos interativos sobre meio ambiente. Para ele, a visita no parque é uma chance de prestigiar a natureza. “Eu moro no Japiim, mas sempre venho aqui porque desde criancinha sempre gostei desse contato com a natureza. Achei fantástico o parque implantar essas novas atividades porque proporciona uma nova programação para as famílias que ficam em casa nos finais de semana”, disse.

Mais visitas – Segundo o gestor do Parque Estadual Sumaúma, André Passos, o número de visitantes vem aumentando desde o início do ano. “A Sema vem trabalhando em um projeto de revitalização e ampliando a programação do parque, o que começou a atrair um público maior, principalmente de pessoas que moram na zona norte e não costumavam explorar este espaço. Temos atualmente em média 500 visitantes por semana, e por isso receber 400 pessoas em um único dia é um indicador importante. Esperamos que a população continue abraçando o Sumaúma”, destacou.

Novas trilhas interpretativas – A partir deste domingo (21/07), o Parque passou a contar também com uma nova modalidade de trilha: as trilhas interpretativas. De acordo com o técnico da Sema, Jefferson Moreira, a atividade permite que os visitantes entendam a função do ecossistema protegido pela UC.

“Essas trilhas têm como objetivo focar na educação ambiental, promover uma aproximação maior entre a sociedade e o meio ambiente e que, acima de tudo, as pessoas possam entender a pressão que o parque sofre e como elas fazem parte da defesa deste espaço, além dos benefícios da UC para a qualidade de vida de quem mora na capital”, disse.

Foi reativada a Trilha Nascente do Goiabinha, que leva até uma nascente de água cristalina preservada no interior do parque. Dessa trilha, os grupos partem para a Trilha do Jabuti ou para a Trilha do Buritizal. Estas visitações são obrigatoriamente feitas com condutores capacitados pela Sema. Quem deseja fazer passeios de forma independente pode utilizar a trilha pavimentada, que tem um circuito menor ao redor das áreas comuns da UC, geralmente usada para atividades físicas.

Opção gratuita de lazer e contato com a natureza – O Parque Estadual Sumaúma funciona de terça-feira a domingo, de 8h às 17h, com entrada gratuita. Para visitar as trilhas, é recomendado o uso de sapatos fechados (tênis ou bota), protetor solar e roupas frescas e confortáveis, como as usadas para prática de atividades físicas. É importante também que os visitantes levem garrafa ou squeeze com água para hidratação, atentando para o descarte adequado dos resíduos nas lixeiras instaladas nas áreas comuns do parque.

Localizado na zona norte de Manaus, o parque é a única UC estadual em área urbana na capital e é um dos principais focos de trabalho da Sema nesta nova gestão, que está liderando o processo de revitalização do parque. Criado em 2003, o Parque Sumaúma possui uma área de 51 hectares e abriga espécies em risco como o sauim-de-coleira, animal símbolo de Manaus.

FOTO: Gleidson Aranda e Marina Souza/Sema

você pode gostar também