24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Parque Municipal do Idoso retorna às atividades dia 12 de fevereiro

A Prefeitura de Manaus, por meio do Programa Conviver da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, vem promovendo aos idosos de Manaus o lazer e bem-estar por meio das atividades realizadas no Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Nesta terça-feira 12/2, acontecerá a tradicional “Acolhida”, o evento é um momento para celebrar a volta dos usuários e receber os novatos. Todos os setores do parque realizarão uma apresentação de boas-vindas aos idosos no hall da lanchonete, com direito a música e dinâmicas.

Durante o período de 3 a 14/2, os idosos passam por avaliação física, teste de motricidade, em que os usuários são submetidos a uma bateria de exercícios como testes de flexibilidade, caminhada, anamnese, aferição do peso, da altura e da circunferência abdominal, com o objetivo de apurar o grau de intensidade no qual estão inseridos, para orientá-los à atividade correta.

Beneficiando cada vez mais a população idosa, por meio de atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais e de educação para a cidadania, a Prefeitura de Manaus tem trabalhado fortemente em ações que garantem o bem-estar físico, social e mental dos idosos.

“As atividades oferecidas no parque buscam melhorar o funcionamento do corpo e da mente, prevenindo e diminuindo problemas cardiovasculares, pulmonares, auxílio no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea entre outros benefícios. A avaliação física é fundamental para o nosso trabalho, pois assim podemos atender os idosos de acordo com as suas patologias”, afirma a gerente de atividades físicas do PMI, Ana Beatrice.

“Anualmente, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas, proporciona aos idosos de Manaus, o prazer de desfrutar a melhor idade com saúde e bem-estar. As atividades são guiadas por profissionais capacitados, que estão de prontidão para atendê-los. A avaliação física é importante, para que tenhamos o controle exato de suas atividades, assim, podemos acompanhar a desenvoltura de cada um e promover ainda mais qualidade de vida”, ressalta a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

Atividades oferecidas:

Entre as atividades oferecidas aos frequentadores estão pilates funcional, pilates solo, caminhada orientada, ginástica, alongamento, natação, hidroginástica, ginástica elaborada, ginástica terapêutica, yoga, meditação, dança de salão, dança coreográfica, academia ao ar livre, sala de musculação, teatro, canto, coral, flauta doce, violão, oficina da memória e da cidadania, artesanato, seresta prosa e poesia, dominó e sinuca.

Inscrições

Para participar das atividades, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência, documento original com foto, duas fotos 3×4 e um atestado cardiológico indicando o grau de intensidade da atividade a ser realizada, com o laudo dos seguintes exames: hemograma completo, eletrocardiograma com laudo, EAS, EPF, raio-X de tórax com laudo, lipidograma, glicemia e colesterol total.

As inscrições para novos usuários serão a partir do dia 2/3, na sede do parque, localizado na rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato com o setor de admissão do Parque Municipal do Idoso, pelo número 3584-5713.

Foto – Fábia Lima / FDT

spot_img