26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Parques e unidades de conservação são opções de lazer e contemplação nos feriados

O manauara poderá contar com os parques urbanos e unidades de conservação para uma visita, contemplação da natureza e lazer saudável, durante os feriados de 05 e 07 de setembro. O Parque do Mindu, repleto de trilhas e atrativos naturais, funcionará das 6h às 17h, com o café regional no Chapéu de Palha funcionando até 13h.

Os parques Ponte dos Bilhares e Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho ficarão abertos das 6h às 22h e das 6h às 21h, respectivamente. Já o Parque Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, funciona das 8h às 17h.

O Parque Municipal do Mindu tem pouco mais de 40 hectares e integra o Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, tendo uma importância fundamental na conectividade entre fragmentos florestais urbanos vivos.

Criado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, o Mindu recebeu uma atenção especial ao longo dos últimos três anos, com intervenções de revitalização financiadas pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA) e compensações ambientais provenientes de licenças ambientais e Termos de Ajustamento de Conduta Ambiental.

O parque possui Anfiteatro, auditório, Chapéu de Palha, cercas externas estruturadas, academia ao ar livre, guarita, orquidário, trilhas, pontes suspensas, meliponário e mantém permanente a Mostra Agroecológica, onde é possível ao visitante conhecer as técnicas de cultivo de hortaliças, além das informações sobre espécimes da fauna e flora amazônicas.

O Parque Municipal das Nascentes do Mindu existe para proteger e preservar as nascentes que dão origem ao Igarapé do Mindu. Trata-se de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com uma área total de 16 ha. Possui flora com mais de 70% de espécies nativas. A fauna é composta por cutias, sauins-de-coleira, macacos de cheiro e diversas aves, dentre elas tucanos, saracuras, corujas e gaviões.

São atrações no local o avistamento das principais nascentes do igarapé do Mindu, passeios nas trilhas ecológicas, avistamento de fauna silvestre em vida livre, contemplação da natureza e academia ao ar livre. Fica localizado na Rua Andorinha, s/n – Cidade de Deus.

No Ponte dos Bilhares, o visitante desfruta de playground, academia ao ar livre, pista de skate, estação de reparos para bikes (em parceria com o Pedala Manaus), deck e lago, quadras, ciclofaixa e pista de caminhada, lanchonetes e sorveteria. Vale ressaltar que, pelo regulamento de uso do parque, cães só podem entrar com guia e os seus acompanhantes devem levar saquinhos para coleta das fezes.

O Parque Lagoa Senador Arthur Virgilio Filho é um local ideal para contemplação. Possui um auditório (espaço cultural), instalações revitalizadas, paisagismo, miniquadra esportiva, mesas de jogos e horta comunitária. Localizado no Japiim, passou por obras de adequação do sistema de coleta e tratamento de esgotos do parque e a construção de uma nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) garantiram as correções necessárias para a manutenção da qualidade do lago existente no logradouro.

O parque também conta com um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e um Centro Especializado de Referência em Assistência Social (Creas), da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui