24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Páscoa Solidária mobiliza voluntários e leva esperança a pacientes com câncer em Manaus

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (Rfcc-AM) realizou, nesta quarta-feira, sua tradicional ‘Páscoa Solidária’, com distribuição de chocolates e brindes a pacientes, acompanhantes e profissionais da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A atividade, que busca reforçar a Política Nacional de Humanização (PNH) na unidade hospitalar, contou com o apoio da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

O grupo de voluntários distribuiu, ao todo, 224 caixas de chocolates, 180 toalhas temáticas, 60 caixas de Bis e 300 kits de doces e guloseimas. Os itens foram todos doados à ONG por fontes diversas. Entre os parceiros da ação, estava a instituição Rompendo Mais Fronteiras.

A presidente da Rfcc-AM, Thammy Cavalcante, destacou a importância da ação, especialmente em um período de comoção mundial, em que as pessoas convivem com os efeitos da pandemia do novo coronavírus. “Os pacientes que lutam contra o câncer fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 e isso os coloca em situação de maior vulnerabilidade. Acreditamos que atividades como a páscoa solidária leva amor, resgata a empatia e renova as esperanças de que dias melhores virão”, frisou.

A presidente da Lacc, enfermeira oncológica Marília Muniz, explicou que levar esperança a quem enfrenta uma batalha dura como a do câncer, é gratificante aos envolvidos. “Quem participa desse cronograma desenvolvido anualmente na FCecon, tem um olhar diferenciado sobre a doença e acaba criando um laço com profissionais, pacientes e com a própria instituição. Acreditamos que essa contribuição acaba marcando de forma muito positiva, a permanência dessas famílias em um hospital especializado no tratamento do câncer, doença tão estigmatizada, e que precisa ser melhor compreendida peal sociedade”, frisou.

A Páscoa Solidária acontece na FCecon há quase 10 anos, sempre com o apoio da sociedade civil e parceiros das ONGs. Tanto a Rfcc-AM, quanto a Lacc, desenvolvem ações sociais e educativas, através de recursos doados pela população. Os principais canais de doação à Lacc são: site www.laccam.org.br, whatsapp (92) 99977-6294 e telefone convencional 2101-4900. Já os da Rfcc são: (92) 98145-0048 e 3655-4604.

spot_img