24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Peça baseada em obra de Pina Bausch será apresentada no Teatro da Instalação

Obra que mescla dança e teatro, ‘Nelken: Anfragen’ será apresentada pela coreógrafa Demmy Ribeiro que se baseou na obra de 1982

A companhia de Dança Nº 5 e a coreógrafa Demmy Ribeiro apresentam a peça “Nelken: Anfragen”, no Teatro da Instalação, a partir das 19h desta quarta-feira (20/12). Baseada na obra “Nelken”, da coreógrafa alemã Pina Bausch, a releitura de Demmy traz um monólogo, que envolve dança e teatro, sobre as vivências e as transições do amor. O espetáculo é gratuito e faz parte do Programa Espaço Aberto, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Na obra “Nelken” (em tradução “Cravos”), Bausch aponta as alternâncias entre as quatro estações por meio de gestos na dança, além de demonstrar de que forma o amor sobrevive na modernidade. Em “Nelken: Anfragen”, (Indagações sobre os Cravos) Demmy, que estuda a obra da coreógrafa alemã há sete anos, se baseia na obra e utiliza das próprias experiências para falar dos amores passageiros e também de amores que são eternizados.

“A adaptação que faço é uma compreensão de ‘Nelken’, uma obra rica, pois fala de vários aspectos como guerra e amor. A Pina Bausch consegue emergir uma atmosfera muito interior dos seus personagens, se preocupando sempre com o indivíduo. Com base nisso, escolhi aquilo que mais me marcou na peça dela, que foi a temática do amor, e trouxe minhas vivências para construir as minhas ‘indagações’. A peça fala sobre o amor e a saudade que ele deixa”, explica Demmy Ribeiro, adiantando que o espetáculo tem cerca de 40 minutos de duração.

Além dos relatos pessoais, Demmy também vai apresentar textos de um livro sobre a obra de Bausch e da publicação “Todo amor”, de Vinicius de Moraes. A estética da peça também foi destacada pela coreógrafa, que monta um palco que, na metade, tem terra e na outra, cravos coloridos.

“Em um dos relatos de Pina sobre a criação de ‘Nelken’, ela conta que a ideia surgiu após ver um único cravo resistindo ao frio do inverno”, conta Demmy. “Algo que sempre me chamou a atenção é a estética da peça dela, que coloca vários cravos no palco, como se eles brotassem no teatro. Também pensando nessa perspectiva pessoal, colocamos cravos de diversas tonalidades, onde pensamos que cada cor terá um significado único para o espectador”, enfatiza.

A ficha técnica ainda traz Cairo Vasconcelos, a direção teatral e de iluminação e a sonoplastia é de Isabel Ribeiro. Demmy Ribeiro assina a direção geral e a coreografia.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui