24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Pedágio Ambiental faz distribuição de 600 mudas no Alvorada nesta quarta-feira

O Pedágio Ambiental, realizado pela Prefeitura de Manaus, com o objetivo de ampliar o alcance da distribuição de mudas na cidade, aconteceu nesta quarta-feira, 22/8, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. O ponto de distribuição foi o passeio público da rua Professor Abílio Alencar, em frente à Escola Municipal Desembargador Cândido Honório Ferreira. Foram distribuídas, no total, 600 mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais. Esta foi a quarta ação do projeto e contou também com a equipe de sensibilização da campanha de combate às queimadas.

O Pedágio Ambiental consiste na realização semanal, sempre às quartas-feiras, de ações de distribuição, em logradouros públicos movimentados da cidade. São doadas mudas de espécies frutíferas, como rambutã, acerola, abiu, cacau, abacate e açaí. Entre as medicinais, boldo chileno, terramicina e orama, todas adequadas ao plantio em residências. O projeto teve início no último dia 1º de agosto, no projeto Faixa Liberada, no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste. Em seguida, as distribuições ocorreram na Praça da Matriz, Centro, e no Minishopping da Compensa, zona Oeste. A próxima ação será na quarta-feira, 29/8, no bairro Hileia.

De acordo com o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Deyvson Braga, a intenção é contemplar uma zona diferente da cidade a cada mês até o final do ano. “O objetivo é aproximar mais da população o trabalho de doação de mudas feito pela Prefeitura de Manaus. Já temos pontos fixos de distribuição, mas por meio da ação do pedágio estamos levando as mudas para todas as zonas da cidade. Nesse primeiro mês, estamos contemplando a zona Oeste. A partir de setembro, iremos para a zona Norte”.

A procura por mudas foi grande por parte de quem passava pelo local. A professora Takeda Januaria diz que ações como essa ajudam a conscientizar a população. “Precisamos de uma cidade mais arborizada e essa é uma forma interessante de estimular a arborização”.

Moradora do Alvorada, a dona de casa Sara Vieira Figueiras levou mudas para casa e vai plantar junto com os filhos. “Preservamos a natureza e o verde, e como tenho crianças em casa plantar com elas é uma maneira de sensibilizá-las”.

A meta da Prefeitura de Manaus este ano é de distribuição de 60 mil mudas. Além dos pontos fixos de doação existentes no Viveiro Municipal, situado na sede do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), e nos parques do Mindu, no Parque Dez; Ponte dos Bilhares, na Chapada, e Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, os pedágios facilitarão o acesso da população às mudas em diferentes pontos da cidade.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui