As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Pedagogos participam de formação do Programa Gestão da Alfabetização

Aproximadamente 160 pedagogos e assessores pedagógicos de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZ) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) começaram a participar, nesta terça-feira, 28/5, da formação do Programa de Gestão da Alfabetização (PGA), da Prefeitura de Manaus. O encontro acontece até sexta-feira, 31/5, na Universidade Paulista (Unip), localizada em Flores, na zona Centro-Sul de Manaus.

Esta é a segunda formação de 2019 e o objetivo é debater os resultados e as ações a serem tomadas a partir dos testes de diagnóstico realizados em março nas 88 unidades de ensino que participam do programa.

O assessor da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) Francinaldo Mendes, explica que a formação é direcionada para os professores e para os estagiários que atuam no programa e que para isso foi assinado um acordo de cooperação técnica com o Instituto Ayrton Senna (IAS).

“Com esse acordo recebemos todo apoio formativo, onde as pessoas são capacitadas para trabalhar a alfabetização e letramento no município. Neste momento, a formação está focada nas avaliações diagnósticas”, comentou.

A professora doutora em alfabetização/educação e pós-doutoranda em psicologia da educação, que possui pesquisas no campo da alfabetização e metalinguagem, Suely Amaral é a responsável por coordenar a formação. Ela aponta que, a partir deste resultado, serão discutidas abordagens para resolver as questões apontadas nos exames.

“O nosso encontro hoje tem como objetivo direcionar o olhar para o resultado que obtivemos no início do ano. Vamos discutir uma metodologia com os pedagogos que eles tenham uma ação melhor direcionada na formação dos professores e que, junto com eles, tenham ações para alterar esse resultado é alfabetizar todas as crianças”, pontuou.

Para a pedagoga da escola municipal Silvia Helena Bonetti, localizada na zona Norte de Manaus, Joana Lima, o programa trouxe mudanças positivas para as escolas. “As grandes mudanças que percebemos nas nossas turmas no PGA foram a respeito do empenho das crianças. A parceria dos professores com estagiários é muito boa e eles conseguem fazer um trabalho coordenado e com dinâmica. O projeto é muito positivo na nossa escola, ele funciona e é muito válido”.

Programa de Alfabetização

O Programa de Alfabetização da Semed trabalha para atingir a meta número 5 do Plano Municipal de Educação, que determina a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental até 2024.

Para isso, são realizadas três avaliações, uma no início do ano letivo, outra na metade e a última no final do ano, que vão diagnosticar o nível de desenvolvimento do aluno.

De acordo com as metas apresentadas pela secretaria, a ideia é chegar em 2021 com 100% dos alunos da rede de alfabetizados e para alcançar esses resultados, serão utilizadas ferramentas como a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

O Programa de Alfabetização conta com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo uma das ações do componente 2 das diretrizes do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem).

Texto – Alexandre Abreu / Semed
Foto – Cleomir Santos / Semed

você pode gostar também