Movimento de defesa da bicicleta em Manaus completa 5 anos

O Pedala Manaus é um movimento coletivo da sociedade manauara que visa defender o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte na capital do Amazonas e nesta quinta-feira 29/01 completa 5 anos.

Com festa e música ao vivo os participantes fazem um balanço e se preparam para 2015. Além do som com Allan Nascimento, no local duas foodbikes ou Bikimerendas como chamam por aqui estarão no local servindo quitutes para os convidados. Tendência mundial a venda de comida sobre duas rodas é muito popular em Manaus.

O grupo é coordenado voluntariamente por pessoas que acreditam no potencial da bicicleta como instrumento de transformação da qualidade de vida. A maioria dos participantes são ciclistas e se dedicam ao “Pedala” no seu corrido tempo livre.

“Ficamos acordados muitas madrugadas em busca de uma Manaus mais humana” desabafa Paulo Aguiar num tom bem-humorado. Ele é um dos colaboradores e ressalta “Apesar do poder público não ser efetivo no assunto, de maneira autônoma tivemos várias realizações positivas. O balanço desses cinco anos de estrada é positivo. A percepção da cidade com relação ao ciclista e a bicicleta está em processo de evolução.” completa.

Para Felipe Baenninger que é fotógrafo e realiza documentário sobre o uso na bicicleta no Brasil o grupo faz um trabalho efetivo “Andei uma semana perguntando aos trabalhadores que estão usando a bicicleta aqui em Manaus se conheciam o Pedala Manaus e o trabalho que eles faziam e a maioria deles conhece, sabe do que se trata e até participou de alguma atividade. O trabalho do Pedala Maus é único no Brasil pois atingiu os mais necessitados de visibilidade: os usuários comuns da bicicleta”

Entre suas principais atividades realizadas estão ações semanais de interação entre ciclistas, como passeios e oficinas as terças e quintas, a vinda do Bike Anjo para cidade, Fórum de Bicicleta em Manaus, Semana da Mobilidade Urbana, Desafio Intermodal, Treinamento de Motoristas de Ônibus, Contagem de ciclistas e Pesquisa de Origem Destino, entre outros.

RECONHECIMENTO

“Eu conheci o pedala em uma contagem fotográfica de ciclistas, e nunca imaginei que ao meio dia iam passar tantos ciclistas na Av. Bulevard, aquilo me despertou interesse, me envolvi em diversas atividades e em uma delas fomos premiados com o Here For Good | Laureate International Universities – 2014. Fomos escolhidos entre 29 países com uma ação que incluía a capacitação de mais de mil professores do ensino fundamental sobre os efeitos positivos de se pedalar pela cidade e utilizar a bicicleta como meio de transporte – e não apenas uma opção de lazer. O Pedala Manaus já possui mais de 6.000 adeptos e inspirou outros grupos semelhantes tanto em Manaus quanto nas cidades próximas. O ano passado foi um ano muito produtivo” nos conta Mayk representante do Pedala.

Muita coisa ainda precisa ser conquistada, entretanto, o primeiro passo já foi dado. Atualmente a cidade já conta com mais de 40 grupos organizados de bicicleta entre passeios e encontros, possuem um papel importante, que é continuar despertando o interesse população sobre o tema e em especial do poder público.

Felipe completa “Temos que nos unir cada vez para que alguém de lá de dentro do poder público compre realmente nossa briga, pois Manaus está rumando para o colapso na mobilidade e a bicicleta é uma das boas soluções para o assunto. Então quinta é dia de comemorar, pois segundo os moradores apesar de não estar bom já foi pior andar de bicicleta por aqui”.

O Pedala Manaus tem absoluta convicção que a luta e de todos e que sem o apoio da sociedade nenhuma conquista seria possível. Portanto, o movimento continua na luta e no recrutamento de mais e mais simpatizantes, apoiadores e amantes da bicicleta e assim levar um pouco mais de qualidade de vida para as pessoas e para a cidade, com o resgate do convívio humano e pacifico de todos no transito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here