As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Peixe vendido na Semana Santa é fiscalizado pela Visa Manaus

Governo 3

Com a chegada da Semana Santa, os fiscais da Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizaram nesta quarta-feira, 12/4, mais uma blitz voltada para a qualidade do pescado vendido na capital.

O primeiro local a ser fiscalizado foi a Feira da Manaus Moderna, onde as equipes orientaram os permissionários sobre a conservação do pescado.

Segundo o veterinário e fiscal do Visa Manaus, Jorge Carneiro, o recomendado é que os clientes tenham cautela ao escolher os peixes. O ideal é que estejam em balcões refrigerados. “As guelras devem ser vermelhas e as escamas firmes, transparentes, como se o peixe ainda estivesse vivo.”

Governo 2

Os feirantes que estavam com pescados mal conservados, foram orientados sobre a forma correta de armazenamento e exposição para venda. A técnica de enfermagem, Gleuces Mendes, elogiou a presença da Visa Manaus, ressaltando mais segurança na hora da compra. “Temos que comprar produtos bons para a nossa saúde. Não queremos comprar o barato e sim o bom.”

O permissionário Luiz Geraldo foi elogiado pela boa conservação dos peixes que vende. “Meus peixes são todos tratados e frescos e fico muito feliz por oferecer aos meus clientes um peixe bom”

Entre as recomendações da Visa Manaus na compra do peixe, está em observar se o peixe está com brilho e os olhos vivos. O corpo do peixe tem que estar bem liso, com a pele intacta e a carne firme sempre que pressionarmos o dedo sobre ela. A pele tem que estar brilhante e úmida ao tato.

A cor pode variar, dependendo das características das espécies, e o cheiro não deve ser forte ou azedo, parecido com iodo ou amônia, que é sinal de que já passou da data de validade.