25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Pela primeira vez na zona rural, Prefeitura + Presente tem mais de três mil atendimentos

Com 3.189 atendimentos realizados neste sábado, 15/2, a sexta edição do Prefeitura + Presente teve sucesso de público com edição realizada pela primeira vez na zona rural. A ação itinerante ocorreu na escola municipal Maria Leide Amorim, no Km 4, da BR 174, que liga Manaus a Presidente Figueiredo (município localizado a 107 quilômetros da capital amazonense) e contou com mais de 30 serviços voltados aos moradores da comunidade São José. O projeto é uma realização da Prefeitura de Manaus, coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), em parceria com outras pastas municipais e voluntários.

Conforme a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a preocupação do prefeito Arthur Virgílio Neto é atender toda a cidade de Manaus. “Este programa demonstra a integração desta gestão, dialogando com os cidadãos, verificando as necessidades, levando melhorias e os serviços que as comunidades mais precisam. É com muita alegria que realizamos esta edição na zona rural sendo bem recebidos pelos comunitários”, disse a secretária.

O secretário da Semdec, Rodrigo Guedes, afirma ainda que o projeto é uma ação de cidadania que vem inspirando outras cidades pelo Brasil. “Levar os principais serviços públicos àqueles que mais necessitam é uma missão que temos desde 2015, quando o Prefeitura Mais Presente foi lançado. Já realizamos a ação em todas as zonas da cidade, em diferentes bairros e a população participa. É um projeto muito eficaz que vem, inclusive, inspirando outras cidades pelo país”, afirma Guedes.

Para a costureira Milena Gama, de 26 anos, moradora da comunidade São José, a ação a ajudou a ter o atendimento médico que precisava. “Vim para me consultar com um clínico geral, que já encaminhou para o especialista que precisava. Além disso, atualizei minhas vacinas e aproveitei para fazer estética e corte de cabelo. Estou muito feliz. Essas ações são importantes para nós, até porque moramos distante do centro da cidade e tudo fica mais complicado”, afirmou.

A próxima edição do projeto ocorre no sábado, 22 de fevereiro, no bairro Santo Agostinho, zona Oeste de Manaus.

Balanço em saúde

Na área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da equipe do Distrito de Saúde (Disa) Norte, com apoio do Disa Leste, realizou 138 consultas médicas com 16 encaminhamento para especialistas e 56 solicitações de exames, além de 17 coletas de preventivo. Na triagem, 138 aferições de pressão arterial e 73 de glicemia.

Foram emitidos 40 cartões do SUS, avaliados 35 cartões de vacina e aplicadas 17 doses. Para teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis, 38 pessoas foram atendidas, com 152 exames realizados.

Na saúde bucal foram promovidas 10 ações educativas com a entrega de 300 kits de higiene. Também foram oferecidas ações educativas de saúde da mulher, tabagismo, combate ao Aedes, malária, tuberculose e hanseníase, com 517 abordagens educativas com entrega de folders. No atendimento em farmácia foram dispensadas 102 receitas médicas. Na saúde preventiva, foram distribuídos 1.440 preservativos masculinos.

Meio ambiente

A Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) repassou orientações sobre combate à queimadas e caramujo africano, maus-tratos contra animais e reaproveitamento de resíduos sólidos. O Pedágio Ambiental fez a distribuição de mudas frutíferas, medicinais e ornamentais aos moradores da comunidade Lago Azul.

Texto – Mayara Brilhante / Semdec e assessorias
Foto – Márcio James / Semcom

spot_img