25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Pesquisa aponta redução de atropelamentos após implantação de LED em faixas de pedestres

Os índices de atropelamento foram reduzidos em até 100% em trechos de avenidas que receberam as faixas de pedestres com iluminação LED, projeto da Prefeitura de Manaus que reforça a iluminação pública e revitaliza a sinalização de trânsito em trechos com grande movimentação de pedestres e veículos. As faixas iluminadas já estão implantadas em mais de 30 ruas e avenidas da capital.

“São com medidas simples de integração entre as secretarias, como essa, que conseguimos resultados bastante significativos e, nesse caso, são vidas seguras no trânsito. Parabenizo a secretária Maria Josepha, da Semppe, e o secretário Franklin, do Manaustrans, por essa parceria e que outras possam vir a beneficiar o povo de Manaus”, avaliou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Estatística do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que coletou dados, após a implantação das faixas iluminadas, em 2018 e fez o comparativo com o mesmo período do ano de 2017 nas áreas com registro de acidentes com pedestres. Os pesquisadores se basearam nas ocorrências registradas pelo Instituto Médico Legal (IML), Centro de Controle Operacional do Manaustrans (CCO), Instituto de Criminalística (IC), SAMU 192, Hospital 28 de Agosto e Hospital João Lúcio.

“Esses dados são extremamente animadores, porque vidas estão sendo resguardadas, seguindo a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto. Técnicos da UGPM Energia e do Manaustrans estão avaliando outros pontos que serão beneficiados com o projeto ao longo deste ano”, comemorou a secretária municipal de Parceria e Projetos Estratégicos (Semppe), Maria Josepha Chaves.

Para o diretor presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, enfatiza que segurança no trânsito é sinônimo de resguardar vidas. “A segurança não pode se limitar em fiscalização, mas, principalmente, em educação, sinalização e visibilidade. Graças à parceria com a Semppe, a iluminação a LED nas faixas está auxiliando muito para que os condutores possam visualizar os pedestres e reduzir as chances de ocorrer atropelamento”, acentuou.

Resultados

A redução de 100% nos casos de pedestres lesionados em atropelamentos foi registrada em dez trechos onde estão implantadas as faixas iluminadas, a exemplo da avenida Djalma Batista, em frente ao Parque dos Bilhares, que em 2017 teve duas ocorrências e nenhuma em 2018. Assim também ocorreu com a avenida Torquato Tapajós, em frente ao Playboy Motel, que teve seis atropelamentos em 2017 e nenhum em 2018, além da esquina das ruas Luiz Antony e Ramos Ferreira, que reduziu de um para nenhum em 2018.

Já na avenida Cosme Ferreira, em frente ao Estádio Carlos Zamith, registrou redução de 80%, com cinco ocorrências em 2017 e apenas uma em 2018. A avenida Coronel Teixeira, em frente à Igreja da Restauração, registrou queda de 66,7%, sendo três casos em 2017 contra um em 2018. Na avenida Torquato Tapajós, próximo à loja Bemol, a diminuição é de 20%, sendo cinco casos contra quatro.

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom e Lucas Silva / Arquivo Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui