24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Pesquisa compara materiais achados na videolaparoscopia em pacientes com câncer gástrico

Material auxiliará na decisão acerca do tratamento ideal através do estadiamento, predizendo se o câncer será passível ou não de ressecção

Avaliar comparativamente os achados videolaparoscópicos com estadiamento (estágio do câncer) pré-operatório de pacientes com câncer gástrico é o objetivo de uma pesquisa científica desenvolvida na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O estudo iniciou em setembro deste ano de 2017 e está na fase de recrutamento de pacientes para o desenvolvimento do trabalho.

Na pesquisa será feita uma comparação de materiais achados na videolaparocospia, uma técnica que possibilita a visualização tumoral por meio de uma videocâmara, desempenhando um papel fundamental no algoritmo de investigação dos pacientes com câncer gástrico. O material auxiliará na decisão acerca do tratamento ideal através do estadiamento, predizendo se o câncer será passível ou não de ressecção.

O estudo conta com o apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) via o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) e é desenvolvido pela estudante de Medicina, Isabella Mendes, que cursa o 4° ano da graduação na Universidade Nilton Lins. “Estamos fazendo a coleta dos dados com uma ficha de tumor gástrico, que consta a identificação dos pacientes na FCecon”, disse a graduanda.

A previsão é que os primeiros resultados da pesquisa sejam apresentados no mês de Março de 2018 durante um congresso de iniciação científica na FCecon. “Apesar de existirem vários estudos que comprovem os benefícios da videolaparoscopia, esta técnica, que evita cerca de 42% de cirurgias de câncer gástrico, ainda não foi estabelecida como técnica padrão”, afirma Isabella.

Essa é a primeira vez que Isabella participa de um projeto de iniciação científica. Para ela tem sido interessante aliar o conhecimento adquirido na graduação com a pesquisa científica. “Esse é um trabalho importante e no FCecon temos todo o suporte e incentivo da instituição par continuarmos com esta pesquisa”, disse a graduanda.

Sobre o Paic

O programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) visa disseminar o conhecimento científico por meio do envolvimento das instituições, pesquisadores e estudantes de graduação em todo o processo de investigação, proporcionando principalmente aos alunos a experiência prática e o desenvolvimento de habilidades em pesquisas.

FOTO – DECON/FAPEAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui