Pesquisa DATAFOLHA aponta Bolsonaro possui 59% dos votos válidos; Haddad, 41%

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (18) uma nova pesquisa com a intenção de votos para presidente da República para o segundo turno entre Jair Bolsonaro do PSL e Fernando Haddad do PT.

Nos votos totais, Bolsonaro lidera com 50%, enquanto Haddad ficou com 35%. Em relação aos votos válidos, Bolsonaro também lidera. O candidato do PSL aparece com 59%, enquanto Haddad tem 41%. No levantamento anterior, do dia 10 de outubro, Bolsonaro tinha 58% e Haddad, 42%. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso significa que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem a realidade. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais, ou para menos.

A pesquisa também analisou a rejeição dos candidatos. Entre os que responderam a pesquisa, 48% votariam com certeza em Jair Bolsonaro. 41% declararam que não votariam no candidato de jeito nenhum. Em relação a Haddad, 33% votariam no candidato com certeza, enquanto 54% não votariam de jeito nenhum.

A pesquisa também apontou o grau de decisão em relação aos votos. Entre os que declararam voto em Jair Bolsonaro, 95% informou estar totalmente decidido a votar no candidato. Em relação a Haddad, 89% dos que declararam voto no candidato informaram estar totalmente decididos a votar no petista.

A pesquisa ainda mostrou que 67% do eleitorado brasileiro considera muito importante que sejam feitos debates entre os candidatos no segundo turno das eleições. Entre os entrevistados, 73% disseram que Jair Bolsonaro deveria sim ir aos debates. No entanto, 76% afirmaram que não mudariam de jeito nenhum o voto por causa de debates.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes