27.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Pesquisa do Centro de Liderança Pública reafirma Manaus como campeã em cobertura vacinal

Um levantamento elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) reafirma Manaus como campeã em cobertura vacinal entre as capitais brasileiras, com percentual de 79,91%, referente ao ano de 2022. No Ranking de Competitividade dos Municípios da organização sem fins lucrativos, que reitera números do DataSUS divulgados no último mês de junho, a capital amazonense aparece à frente de Brasília (75,04%) e Belo Horizonte (73,23%).

Segundo o prefeito de Manaus, David Almeida, o avanço na cobertura vacinal reflete o compromisso com a saúde firmado no início da gestão municipal, em 2021, diante da crise na área decorrente da Covid-19.

“Aquele momento de pandemia nos deu a oportunidade de ir a campo, visitar as unidades de saúde e motivar nossos servidores. Graças a isso, hoje temos uma realidade diferente, somos referência em saúde básica no Brasil, com os melhores servidores da saúde básica do país”, afirma o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, assinala que os dados positivos da vacinação em Manaus são resultado das ações e projetos para o fortalecimento da saúde básica na gestão David Almeida.

“Ao longo dos últimos três anos, a prefeitura investiu na revitalização de unidades básicas e na valorização dos profissionais de saúde, assim contribuindo para aprimorar nossos serviços e levar assistência de qualidade para uma população cada vez maior”, declara.

A Semsa tem trabalhado também para mobilizar a população em prol da atualização vacinal. E exemplo disso foi o “Dia D” da vacinação contra a influenza e multivacinação, realizado em 25/11, que teve 35 mil pessoas imunizadas contra a gripe e com as vacinas do calendário básico em 167 salas de vacina da rede básica. As ações seguem até o dia 15/12, voltadas a pessoas de 18 grupos prioritários para imunização contra a influenza, e para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Números

Em sua quarta edição, o Ranking de Competitividade dos Municípios do CLP foi divulgado nesta terça-feira, 5/12, trazendo 65 indicadores, considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras. Entre eles, os dados acerca do acesso a saúde e educação, sustentabilidade fiscal, meio ambiente, inovação e dinamismo econômico, entre outros.

No indicador Cobertura Vacinal, os números do ranking representam uma média das taxas de cobertura vacinal da população, considerando o total de últimas doses (cobertura completa) para o conjunto de imunizantes definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A taxa de cobertura de cada vacina corresponde à razão entre o total de doses aplicadas da dose vacinal indicada (1ª, 2ª, 3ª dose ou dose única, conforme a vacina) e a população-alvo.

Os percentuais são calculados pelo Ministério da Saúde e podem ser consultados no serviço Informações da Saúde (Tabnet), do DataSUS.

Em relação a este ano, dados parciais do DataSUS, atualizados até o mês de maio, projetam Manaus ainda entre as três capitais com maior cobertura vacinal, com percentual de 53,91%, ao lado de Curitiba (59,31%) e Brasília (56,54%).

Levantamento

O Ranking de Competitividade dos Municípios é elaborado pelo CLP, em parceria com a Gove Digital e a Seall, com resultados detalhados dos 410 municípios do país com mais de 80 mil habitantes. A pesquisa integra as ações da organização visando o engajamento da sociedade e dos gestores para enfrentamento de problemas e melhoria dos serviços públicos para a população. 

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Em anexo

spot_img