24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Pesquisa ibope mostra Bolsonaro na frente e empate técnico triplo na segunda posição

Pesquisa Ibope divulgada nesta semana apontou que o candidato do PSL à presidência da República, Jair Bolsonaro, segue como líder na corrida presidencial. O militar reformado aparece com 22% das intenções de voto no primeiro levantamento feito após o Tribunal Superior Eleitoral barrar a candidatura do ex-presidente Lula.

Na segunda posição, Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), com 12% de prováveis votos cada, estão empatados tecnicamente com Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 9%. Fernando Haddad (PT), provável substituto de Lula no pleito deste ano, tem 6% das intenções de voto.

Álvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo) aparecem em sequência, com 3% na pesquisa. Meirelles, do MDB, tem 2%. Brancos e nulos somaram 21% e 7% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar.

O levantamento do Ibope simulou ainda cenários de segundo turno. Bolsonaro seria derrotado por Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, e teria empate técnico com Haddad.

Em outra frente da pesquisa, o Ibope mediu a taxa de rejeição dos candidatos. Nesse quesito, Bolsonaro também é líder, com 44% de rejeição, seguido por Marina Silva (26%), Fernando Haddad (23%) e Geraldo Alckmin (22%).

A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal o Estado de S. Paulo e ouviu 2 mil eleitores entre os dias 1 e 3 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Reportagem, Thiago Marcolini

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui