26.3 C
Manaus
terça-feira, março 19, 2024

Pesquisa mostra David, José Ricardo e Marcos Rotta na liderança para prefeito de Manaus

Segunda pesquisa estimulada para prefeito, divulgada neste mês, David Almeida é apontado como o preferido do eleitorado manauense, com 21,5% das intenções de voto

Dois dias depois de o iMarketing Agência Digital ter divulgado pesquisa, que aponta David Almeida com a maioria das intenções de voto para a Prefeitura de Manaus, em 2020, com 23,3% dos votos, nesta sexta-feira (22), o Instituto Pontual confirmou David na liderança. O novo estudo aponta ele com 21,5% da preferência dos eleitores manauenses. Enquanto o iMarketing ouviu mil eleitores, de 14 a 19 de março, o Instituto Pontual aplicou o total de 2.505 entrevistas, nas seis zonas de Manaus, de 9 a 17 de março deste ano.

David saiu das eleições para o governo do Amazonas, no ano passado, com mais de 417 mil votos. Somente em Manaus ele obteve mais de 212 mil. Com intervalo de confiança de 95%, depois de David Almeida, a pesquisa estimulada para prefeito de Manaus, aponta o deputado federal José Ricardo, com 12,7%, como segundo colocado. Se a eleição fosse hoje (22), pelos números, David Almeida e José Ricardo disputariam o 2º turno da eleição municipal.

Seguido de David e José, aparecem empatados em terceiro lugar, o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta e o deputado federal Marcelo Ramos, ambos com 7,1% das intenções de votos. Logo depois, vem o atual secretário de Estado da Educação, Luiz Castro, com 6,6%, seguido pelo Delegado Pablo, com 4,5%. Os últimos, na pesquisa estimulada, são o deputado federal Bosco Saraiva (2,8%) e o vereador de Manaus, Chico Preto (2,4%).

Do total da amostra do Instituto Pontual, 26,4% do eleitorado participante da pesquisa, afirmou que “não” votaria em nenhuma dessas opções apresentadas no estudo. 8,9% dos entrevistados afirmaram “não saber responder” sobre seu voto para o próximo prefeito de Manaus, sendo incluídos como indecisos.

2ª opção de voto

Quando questionados qual seria sua 2º opção de voto para prefeito de Manaus, 11,7%, afirmaram que votariam em José Ricardo. David Almeida que lidera a pesquisa desce para 2º colocado com 10,4% da preferência do eleitorado. Marcelo Ramos se posiciona em 3º lugar como 2º opção de voto, com 7,4%.

Rejeição

O estudo do Instituto Pontual apontou ainda os candidatos mais rejeitados pelo eleitorado. Bosco Saraiva lidera essa linha, com 17,0%, seguido por Marcos Rotta, com 13,0%, e logo atrás Marcelo Ramos, com 9,7% de rejeição. O instituto afirma que esses dados são resultantes da rejeição apontada pelos eleitores, após eles visualizarem o disco com fotos dos candidatos apresentados na pesquisa.

Apoios

No estudo, a Pontual questionou os eleitores participantes sobre a sua decisão de votar, em candidatos apoiados pelas seguintes lideranças políticas no Amazonas: Omar Aziz, Eduardo Braga, Arthur Neto e Wilson Lima. Por fim, foi testada a influência do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Quando o eleitor foi questionado se ele votaria em um candidato apoiado por Omar Aziz, 72,8% do total da amostra, responderam “não”, resultando que não votariam nesse candidato.

A mesma pergunta foi direcionada sobre o apoio de Arthur Neto, sendo assim, 71,5% dos respondentes afirmaram que “não” votariam no candidato de Arthur Neto.

Eduardo Braga teve o desempenho semelhante de Omar Aziz e Arthur Neto. Do total de 100% de eleitores, 74,8% afirmaram que não votariam em um candidato apoiado por Braga. O atual governador do Amazonas alcançou o segundo melhor desempenho, pois 38,7% responderam que votariam em um candidato indicado por ele. No entanto, 49,3% afirmaram que “não” votariam.

O presidente Jair Bolsonaro teve o melhor resultado, pois, 46,2% dos eleitores afirmaram que votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro para disputa de prefeito de Manaus. Porém, 45,9% afirmaram que “não” apoiariam um candidato dele para a disputa municipal.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui