24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Pesquisa mostra intenção de votos para a Prefeitura de Manaus

A segunda pesquisa de intenção de voto realizada pela Action para a Prefeitura de Manaus levantou intenção e rejeição de voto dos manauaras. A coleta de dados da Pesquisa ocorreu entre os dias 3 e 7 de julho e 1.100 eleitores foram ouvidos na capital. De acordo com a pesquisa, há forte possibilidade de ter um segundo turno em Manaus e um dos candidatos fortes para estar nessa disputa é Amazonino Mendes.

Dentre os entrevistados, em intenção de voto não estimulada, onde nenhum nome político é oferecido para escolha 62,3% não indicaram nome de candidato algum, indicando que a eleição ainda não é o assunto principal entre a população.  Já dos que afirmaram em quem iria votar, 12,3% escolheram Amazonino Mendes e 10, 6% apontaram o voto como branco e nulo, que são descartados na contagem dos votos válidos.

Já com a margem de erro (=3%), aparecem em seguida David Almeida (4,5%) e Josué Ricardo (3,4%) no segundo bloco. Chico Preto (1,7%), Capitão Alberto Neto (1,2%) e Marcos Rotta (0,9%) aparecem no um terceiro bloco, formado ainda pelo Coronel Menezes, ex-superintendente da SUFRAMA, com (0,6%), a jornalista Liliane Araújo (0,4%), os deputados estaduais Josué Neto e Ricardo Nicolau, ambos com 0,3%. Pela resposta ser aberta, o apresentador Sikeira Jr. foi citado por 0,4%.

Para a intenção de voto estimulada e a rejeição, mostram-se todas as opções ao eleitor para escolha. Os indecisos saem de 62,3% para somente 6,1%. Amazonino Mendes aparece com 28,5% e David Almeida com 16,4%. Por um deles não ter superado os 50% de intenções de votos, a eleição seria decidida no segundo turno entre os dois candidatos.

A rejeição representa os políticos nos quais o entrevistado não votaria e foi permitido que o entrevistado citasse dois nomes. Conceição Sampaio e Amazonino Mendes tiveram rejeição maior que 15%. Chico Preto, Marcos Rotta, Hissa Abrahão e José Ricardo ficaram entre 10% e 15% e Josué Neto, um pouco menos (9,2%).
Entre os demais, com menos intensidade, estão David Almeida (3,5%) e Capitão Alberto Neto (5,1%).

Curta a página do Amazonas Notícias no facebook.

spot_img