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Pesquisa quer identificar as principais características dos aplicativos de sucesso

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O mercado de aplicativos cresce a cada ano no mundo. Somente na PlayStore – loja de aplicativos do Google – existem mais 1,43 milhão de programas disponíveis. Mas, antes de pensar em criar um aplicativo, o ideal é conhecer quais as características que influenciam no sucesso do projeto.

Uma pesquisa desenvolvida no Centro de Treinamento Samsung Ocean, instalado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pretende oferecer aos desenvolvedores uma ferramenta de apoio, para avaliar, de maneira antecipada, se o aplicativo terá ou não a aceitação dos usuários. De acordo com o pesquisador do Samsung Ocean, Allan Bezerra, o estudo está em andamento e a ferramenta em fase de protótipo.

Os resultados preliminares da pesquisa serão apresentados no próximo mês, no Congresso Ibero Americano de Engenharia de Software 2016, no Equador. “Nessa primeira fase da pesquisa foram mapeadas as informações existentes na literatura e foi feita uma análise crítica. Essas informações serão apresentadas no congresso”, acrescentou.

Ele explica que algumas características do aplicativo, como por exemplo, funcionalidade, design e sincronização com outras ferramentas da internet, podem fazer com que tenha mais ou menos downloads. “O desenvolvedor pode achar que não é preciso interligar o aplicativo com as redes sociais. Entretanto, o usuário pode querer isso, sob pena de deixar de usar a ferramenta. Informações desse tipo são necessárias e aumentam as chances de sucesso do projeto”, disse.

Allan Bezerra ressalta que a pesquisa já identificou uma lista de características relevantes, baseada em três pilares: técnico, social e de negócios. O próximo passo é avaliar, por meio de um estudo com os usuários, as características mais relevantes que os levam a preferir um aplicativo.

O Samsung Ocean é um centro de treinamento e capacitação para a criação de soluções móveis, voltado para universitários, desenvolvedores e aspirantes. No local, são oferecidos cursos livres (aulas com duração de 4 horas) e intensivos (cursos semestrais com 200 horas de carga horária). Em Manaus, o Ocean é resultado da parceria entre a Samsung e a UEA.

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