24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Pesquisadora do Amazonas é nomeada para o Conselho Superior da Capes

O Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com nova composição. Os onze novos membros foram designados pela Portaria Nº 413, de 18 de junho de 2021, do Ministério da Educação (MEC). Dentre os novos integrantes, que têm mandato de três anos, está a professora Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O Conselho Superior da Capes é um órgão colegiado deliberativo, que tem dentre suas competências: apreciar a proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação; subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Educação; avaliar critérios, prioridades e procedimentos para a concessão de bolsas de estudo e auxílios; e aprovar a programação anual da Capes.

O Conselho é formado por membros natos e nomeados pelo MEC, dentre os novos, Márcia Perales Mendes Silva é a única integrante das Regiões Norte e Nordeste, os demais são do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília e Minas Gerais.

Márcia Perales Mendes Silva é amazonense, mestra e doutora em Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutora em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília. Foi Reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), de 2009 a 2017, sendo a única mulher a ocupar esta posição. É professora titular da Ufam, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Contemporâneas sobre Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (Getra), membro da Academia Amazonense de Letras – desde 2013, e atualmente, diretora-presidente da Fapeam.

FOTO: Érico Xavier/Fapeam

spot_img