A obra busca dialogar com diferentes áreas do conhecimento, identificando e interpretando teias que promovem interconexões com as ciências da comunicação

Em tempo de contingenciamento de recursos públicos para a educação, produzir conhecimento científico na Amazônia torna-se um desafio. Partindo desse contexto, docentes, discentes e parceiros do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) ― como Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Editora da Ufam (EDUA) e Alexa Editora (SP) ― uniram esforços para lançar o livro Olhares Comunicacionais. O evento acontece dia 4 de Julho, às 19h, no Les Artistes Café Teatro, na sete de Setembro, centro de Manaus.

A coletânea foi organizada pelo prof. doutor Renan Albuquerque (Ufam) e pelos doutorandos Noélio Martins Costa (Ufam) e Georgio Ítalo Oliveira (Ufam). São 12 artigos que tratam de temas que vão desde o Ecofeminismo até questões relacionadas a Religião, Saberes Indígenas, Convergência de Mídias, Educomunicação, Folkcomunicação e Desenvolvimento Sustentável. Esse conjunto de assuntos é entrelaçado no âmbito da área de concentração do PPGCCom, os Ecossistemas Comunicacionais.

Para Renan Albuquerque, coordenador do PPGCCom e pós-doutor em Antropologia pela PUC-SP, o momento é de democratização do conhecimento científico. “O livro tem alta relevância por se tratar de uma ação de divulgação de ciência. A gente milita nessa área e essa divulgação perpassa pela democracia científica porque tem como meta levar conhecimento ao público em geral”, afirmou. “O PPGCCom está indo contra o que o atual governo insinua. Bolsonaro fala de uma universidade fechada, que não agrega, que não produz, que fica encastelada dentro de seus muros, e isso não é verdade. Todos os PPGs da Ufam buscam sempre a relação dialógica com a sociedade”, sublinha o professor.

PPGCCOM 10 anos

A obra marca os 10 anos de existência do primeiro curso de Mestrado em Ciências da Comunicação na Amazônia, que até junho de 2019 outorgou o título de mestre a 57 profissionais. São egressos dentre os quais hoje trabalham em redações, assessorias, na docência e na pesquisa.

O prefácio foi escrito pela reconhecida professora doutora Edilene Mafra, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Ufam, e da Uninorte. Edilene é especializada em divulgação de ciência por meio do radiojornalismo.

Lançamento do livro

A programação de lançamento terá a presença da mestranda do PPGCCom, Maya Batista, e do diretor-presidente da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas (FUNTEC), Oswaldo Lopes Filho, que comporão mesa de debates sobre a comunicação na Amazônia na atualidade. O músico amazonense e também mestrando do PPGCCom, Zeca Dantas, faz apresentação no evento.

Promocionalmente, no lançamento, será possível obter exemplares do livro Olhares Comunicacionais por R$ 40. Após isso, apenas no site da Amazon Brasil ao custo de R$ 72 + frete, no link: https://www.amazon.com.br/Olhares-Comunicacionais-Renan-Albuquerque/dp/8554670892

Sobre a obra

A obra “Olhares Comunicacionais” reúne estudos associando os ecossistemas comunicacionais e mantendo diálogos com diversas disciplinas, levando em consideração concepções teóricas e metodológicas sobre sistemas, redes comunicacionais de interação social, linguagens comunicativas, educomunicação, comunicação organizacional e formas de conhecimento híbridas ancestrais, religiosas, científicas e populares.

A obra sugere novas possibilidades do conhecimento acadêmico, com base nos estudos da comunicação e nos objetos de estudos em diferentes nuances, acentuando seu caráter dinâmico, integrador, versátil, interacionista e interdisciplinar, bem como integrando múltiplos processos sociocognitivos, culturais e informacionais.