As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Pessoas com surdez ocupam quase 80 mil postos com carteira assinada

O Brasil tem mais de 346 mil pessoas com alguma deficiência. Desse total, mais de 22% correspondem às que possuem algum nível de surdez. E são essas pessoas que, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais, preencheram quase 80 mil postos de trabalho com carteira assinada em 2015.

A surdez é a segunda deficiência que mais emprega no Brasil. Entre as profissões com maior nível de empregabilidade no mercado formal, estão auxiliar de escritório, assistente administrativo e repositor de mercadorias. Já em outras profissões, como engenharias, advocacia e odontologia, ainda é baixa a presença de pessoas com surdez.

A deficiência auditiva ocorre quando há perda bilateral da audição, igual ou acima de 41 decibéis, determinado por exame de audiometria.

De acordo com informações do Ministério do Trabalho, por lei, todas as empresas e órgãos públicos devem estar preparados para receber pessoas com deficiência. Caso a lei não seja cumprida, a multa pode variar de dois mil e duzentos reais a 284 mil reais, dependendo do tamanho do estabelecimento.

Reportagem, Marquezan Araújo.

você pode gostar também