Take a fresh look at your lifestyle.

Petrobras compra primeira carga de GNL produzida no Golfo do México, nos EUA

-publicidade-

A Petrobras receberá nos próximos dias a primeira carga de gás natural liquefeito (GNL) produzida no Golfo do México, nos Estados Unidos. O navio metaneiro Asia Vision foi carregado nesta quarta-feira (24) no terminal de Sabine Pass, no estado da Louisiana (EUA), com 160 mil metros cúbicos (m³) de GNL, equivalente a 96 milhões de m³ de gás natural. O combustível será transportado até o terminal de regaseificação da Petrobras situado na Baía de Todos os Santos, na Bahia.

A operação comercial foi feita com a Cheniere, empresa que está construindo sete instalações de liquefação de gás natural no Golfo do México. Esta é a primeira carga de GNL produzida pela empresa norte-americana e a primeira carga de GNL produzida nos Estados Unidos continental. Após regaseificado no terminal da Bahia, o combustível será injetado na malha de gasodutos da Petrobras para atender ao mercado interno brasileiro, suprindo principalmente a demanda termelétrica.

O processamento e a liquefação do gás natural para embarque são feitos pela Cheniere em uma unidade industrial construída para aproveitar a abundância de gás existente no mercado norte-americano, após a chamada revolução do Shale Gas. Com essa aquisição, a Petrobras diversifica seu portfólio de fornecedores, conferindo maior flexibilidade e segurança ao suprimento de gás natural no Brasil e estabelece uma parceria comercial importante na Bacia do Atlântico.

-publicidade-