24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Petrobras gera oportunidade para produtores agrícolas do interior do Amazonas

O projeto Hortifrutigranjeiro ao Alcance de Todos, patrocinado pela Petrobras e coordenado pela Associação Comunitária de Produtores Rurais da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Aproducida), está mudando a vida de 50 famílias de uma comunidade rural de Coari, no interior do Amazonas. O projeto tem gerado renda e oportunidades direitas e indiretas de trabalho para essas pessoas por meio do cultivo e da venda de hortaliças e de produtos agrícolas. Além disso, a iniciativa está ampliando o processo de escoamento dos produtos plantados numa área rural de aproximadamente 22 hectares, de propriedade da associação.

“As famílias moram e trabalham no sítio. Com o apoio da Petrobras, conseguimos aprimorar o cultivo, organizamos uma minifeira no centro de Coari e montamos uma pequena fábrica de polpas de fruta. Também recebemos orientações para aperfeiçoar o sistema de manuseio e transporte da produção. Com isso, conseguimos dobrar o volume de vendas mensal”, explica Damião Barbosa, presidente da Aproducida.

Segundo Barbosa, o projeto alcança um montante de vendas em torno de R$ 22,5 mil por mês. O lucro é investido em novos equipamentos e materiais de consumo e ainda distribuído entre as famílias que participam do projeto. “O nosso objetivo é comprar uma nova embarcação e montar uma escola para alfabetizar jovens e crianças da comunidade”, conta.

O projeto Hortifrutigranjeiro ao Alcance de Todos também fornece alimentos para a merenda das escolas públicas do município de Coari. A iniciativa foi contemplada pela seleção pública regional Integração Petrobras Comunidades (IPC) que, no Amazonas, atende dez projetos das cidades de Manaus, Carauari, Tefé e Coari. Cada instituição recebe até R$ 300 mil para desenvolver suas atividades no período de 24 meses.

Integração Petrobras Comunidades
A seleção pública Integração Petrobras Comunidades reflete as diretrizes e as linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental, porém com caráter regional, sendo voltada para o desenvolvimento de iniciativas em comunidades da área de influência das unidades da companhia. Por meio dessa ação, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua, além de garantir a democratização do acesso aos pedidos de patrocínio e a transparência na escolha dos projetos selecionados.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui