24.3 C
Manaus
quinta-feira, dezembro 7, 2023

Pior Seca em 25 Anos: Rio Amazonas atinge Níveis críticos em Itacoatiara

Itacoatiara, Amazonas – A crise de seca que assola o estado do Amazonas alcançou proporções alarmantes com o Rio Amazonas em Itacoatiara atingindo níveis críticos. Nesta quinta-feira (19), as medições indicaram que o nível do rio havia caído para 90 centímetros, marcando a pior seca na cidade em um quarto de século.

Itacoatiara tornou-se a terceira cidade do Amazonas, apenas neste ano, a registrar níveis recordes de seca. Manaus, a capital, foi a primeira a reportar esse fenômeno alarmante na segunda-feira (16), seguida por Manacapuru na quarta-feira (18).

A última vez que Itacoatiara enfrentou uma seca desta magnitude foi em 2010, quando o nível do rio caiu para 91 centímetros. Esses números trazem à luz a gravidade da situação atual, considerando que, em apenas uma década, os recordes anteriores de seca já foram superados.

As medições são fornecidas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), anteriormente conhecido como CPRM. Esta instituição monitora o nível do Rio Amazonas em Itacoatiara desde 1998. E as notícias continuam a piorar: por volta das 10h desta quinta-feira, a cota do rio já havia diminuído ainda mais, chegando a 89 centímetros.

Essa situação, além de refletir os impactos das mudanças climáticas, também reforça a necessidade urgente de políticas e medidas de conservação e gestão dos recursos hídricos. A população e o ecossistema da região dependem dessas águas, e seu declínio poderia ter consequências devastadoras para ambos.

spot_img