Pistoleiro de facção criminosa que atua no Amazonas é preso pela Secretaria Executiva Adjunta de Operações

Na manhã desta segunda-feira (17/09), um infrator suspeito de ser pistoleiro de uma facção criminosa que atua no Estado foi preso por policiais da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Com Wendel Mar e Souza, 25, foi apreendida uma arma de uso restrito, munições de calibre .40 e 9mm, uma agenda contendo anotações da venda de entorpecentes, uma balança de precisão e outros objetos.

Vulgo ‘Piu-Piu’, o suspeito foi preso na casa dele, na Rua Santa Clara, no bairro Compensa 3, na zona oeste da capital amazonense. Durante a apresentação dele à imprensa, na sede da SSP-AM, o secretário executivo de Operações, delegado Guilherme Torres, afirmou que o homem é suspeito de envolvimento em homicídios encomendados por uma facção criminosa e era uma espécie de gerente do tráfico de drogas na zona oeste.

“Além de envolvimento com crimes de homicídio, a informação que temos é que ele agia como o gerente de uma bocada. Dali, ele municiava os ‘soldados’, tanto no tráfico quanto nos homicídios”, afirmou Torres. ‘Piu-Piu’ estava com 27 munições de calibre .40 e 25 de calibre 9mm.

O secretário de Operações afirmou que Wendel deverá responder pelos crimes de porte de arma de uso restrito e tráfico de drogas. “Também deverá ser instaurado um inquérito por possível organização criminosa, mas para isso precisamos saber a qual braço da facção ele pertencia e que pessoas estavam vinculadas a ele”, disse Torres.

O coordenador de operações da Seaop, Alvaro Steinheuser, afirmou que Piu-Piu é considerado um indivíduo de alta periculosidade e as informações indicam que ele é pistoleiro de uma organização criminosa local.

Nova metodologia – De acordo com o delegado, a Secretaria de Operações começa a implementar diretrizes do projeto GuardiAM 24 horas. O programa tem a coordenação do secretário extraordinário, Coronel Walter Cruz. “É o trabalho efetivamente integrado, onde vamos primar pelo trabalho investigativo que vai dar o suporte para a parte operacional”.

Tráfico na zona leste – Em outra ocorrência desta segunda-feira, equipes da Seaop prenderam Sérgio Viana de Almeida, 54, por tráfico de drogas no bairro Nova Conquista, na zona leste de Manaus.

A prisão aconteceu após denúncia anônima. Sérgio vendia entorpecentes em casa, na Rua Aratituba, onde os policiais encontraram balança de precisão e 35 porções de entorpecentes, entre pasta base de cocaína e maconha. O caso foi registrado no 14º Distrito Integrado de Polícia, no Jorge Teixeira, também na zona leste da capital amazonense.