26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Plano Safra lança editais para kits de apoio à produção e inclui avanços na regularização fundiária

Além das ações de crédito, entrega de veículos e equipamentos, o Governo do Amazonas, por meio do Plano Safra, lançou três novos editais para que trabalhadores tenham acesso a kits de apoio à produção. O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (13/05) e anunciou diversas ações que beneficiam o setor primário, incluindo medidas para regularização fundiária.

Por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), lançará edital para 36 kits Casa de Farinha, que devem beneficiar 14 municípios. Como incentivo à produção da borracha natural, a Sepror também lança edital para selecionar organizações da sociedade civil interessadas no Kit Seringueiro. Serão doados 400 conjuntos de materiais de apoio à extração de látex.

Para a pesca, já está em curso o edital para doação de 480 kits Pescador Artesanal, para contemplar 480 pescadores artesanais de 12 organizações. Também como incentivo à aquicultura, serão entregues 10 aeradores para piscicultores que possuem propriedades na região metropolitana de Manaus.

Através da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), os municípios de Juruá, Nhamundá e Guajará receberão três Kits Feiras. Serão entregues barracas, bancas e outros materiais para proporcionar estrutura confortável e segura para a realização de feiras que beneficiam produtores rurais.

A produtora rural e feirante Neuismar Maia disse que toda a produção de hortaliças colhida em seu sítio, localizado na rodovia BR-174 (Manaus/AM-Boa Vista/RR), é vendida em uma das feiras da ADS. Segundo ela, o espaço funciona como uma vitrine dos produtos, sem intermédio de atravessadores.

“O espaço é limpo e existe toda uma organização. A gente pode contar que vamos chegar e vai estar tudo pronto para expor nossos produtos, para vender e voltar. A ADS oferece esse espaço e é muito bom, porque a gente traz um produto de qualidade e acaba vendendo com mais qualidade, não é assim jogado de qualquer forma. Eu já estou há quatro anos e pretendo ficar mais um tempo”, diz ela.

Regularização fundiária – Para avançar na regularização fundiária, o governador Wilson Lima formalizou, durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra, um termo de parceria, entre Idam e Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT), para o fornecimento de dados cadastrais dos produtores rurais, que recebem Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), para fins de regularização fundiária pela SECT.

O titular da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios, Ricardo Monteiro, explica que a parceria com o Idam vai agilizar a regularização de ao menos 35 mil agricultores assistidos pelo instituto.

“Isso facilita toda a nossa base cadastral da secretaria e, fora isso, antigamente era usada uma declaração que a Polícia Civil dava, de tempo de moradia de cada produtor, no seu próprio território. Hoje, como nós temos essa possibilidade de usar as informações do próprio Idam, a possibilidade de nós entregarmos um volume de títulos muito grande rapidamente se faz presente”, afirmou.

Plano Safra – Com investimento de mais de R$ 1 bilhão para o desenvolvimento do setor primário, o governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou o Plano Safra 2021/2022 nesta quinta-feira (13/05). Na cerimônia, o governador anunciou que o Estado vai ampliar o incentivo ao escoamento da produção, com a recuperação de ramais e vicinais e a entrega de caminhões para os produtores nos municípios.

O plano foi elaborado pela Sepror e suas vinculadas – Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas (Adaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) – e integra o Agro Amazonas, programa criado pelo governador Wilson Lima para reforçar o desenvolvimento do setor primário e diversificar a matriz econômica do estado. O montante de R$ 1 bilhão abrange ações direcionadas a todos os segmentos do setor: agricultura, pecuária, pesca e o extrativismo.

FOTO: Diego Peres / Secom

spot_img