23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Plano tático integrado garantirá a segurança durante o Revezamento da Tocha Olímpica em Manaus

Um plano tático integrado de segurança já foi elaborado para o Revezamento da Tocha Olímpica em Manaus, que acontecerá nos dias 19 e 20 de junho, e envolve cerca de 30 órgãos federais, estaduais e municipais. A informação foi dada pelo secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Dan Câmara, durante reunião técnica para definir os detalhes do evento que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22 de janeiro, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Aleixo, zona sul. O encontro contou com representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Manaus e Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.

“A partir das definições acertadas nesta reunião, nós vamos aplicar o modelo de policiamento adequado para garantir um evento saudável e seguro para a população. Todos os trajetos, paradas e deslocamentos da tocha estão sendo mapeados para empregarmos os recursos de segurança em todos esses ambientes”, afirmou o coronel Dan Câmara.

Entre os órgãos que integram o plano tático estão as Polícias Militar e Civil do Amazonas, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), secretarias Estadual e Municipal de Saúde (Susam e Semsa), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

A Tocha Olímpica chegará em Manaus no dia 19 de junho e ficará até o dia 20. No primeiro dia, o ícone percorrerá cerca de 32 quilômetros e passará pelas principais ruas e pontos turísticos da cidade, como Arena da Amazônia, Teatro Amazonas e Ponte Rio Negro, finalizando com uma grande celebração na praia da Ponta Negra. No dia seguinte, serão realizadas operações especiais em que a chama será transportada, via fluvial e aérea, por comunidades indígenas e ribeirinhas, com a previsão também de passar pelos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo.

Segundo a gerente regional do Revezamento da Tocha Olímpica, Jennifer Oliveira, cerca de 180 pessoas irão conduzir o símbolo dos Jogos Olímpicos e cada um percorrerá 200 metros. “Nós estamos numa fase de análise dos nomes e da documentação e, em fevereiro, faremos a divulgação. Cada candidato selecionado receberá um e-mail informando que ele foi selecionado para conduzir a tocha”, explicou.

O coordenador estadual do Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016, Mário Aufiero, destacou que o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus estão empenhados em proporcionar uma experiência única para a população. “Durante a passagem da tocha, nós queremos valorizar as belezas naturais da nossa região e dos povos tradicionais da Amazônia, reservando bastante surpresas e celebrações para envolver a todos no espírito olímpico”, disse.

Workshop – No último sábado (16) foi realizado um workshop para tratar da passagem da Tocha Olímpica por Manaus. Na ocasião, o coronel Mário Sérgio, da PM do Rio de Janeiro, que é responsável pela operação de segurança voltada ao principal símbolo dos Jogos Olímpicos, ministrou uma palestra na qual os participantes tiveram mais informações sobre a operação envolvida, desde a chegada da tocha em Manaus até o momento em que ela deixará a capital do Amazonas.

Desde a quinta-feira (14) autoridades e representantes de diversos órgãos do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Comitê Organizador do Torneio Olímpico de Futebol Manaus 2016, Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, além de representantes das Forças Armadas, estiveram reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde foram apresentados os projetos de segurança integrada que vão garantir a tranquilidade nos dias de partidas de futebol, visita da Tocha Olímpica, entre outros locais de concentração de pessoas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui