Amazonas Notícias

Plantão Socioambiental do Prosai atende 92 pessoas em Parintins

Nesta quinta-feira (31/08), a população de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), teve a oportunidade de esclarecer dúvidas e obter informações sobre o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), que será realizado no município. A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), realizou o primeiro Plantão Socioambiental, registrando 92 atendimentos. Os plantões serão realizados mensalmente até o início das obras, previsto para o primeiro semestre de 2024.

O secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo, explicou que as principais dúvidas da população foram sobre reassentamento, documentação, atendimento de imóvel de herdeiros e cronograma das obras. “Foi um plantão tranquilo e transparente. Recebemos essas famílias, esclarecemos as dúvidas e realizamos visitas institucionais. No próximo mês, as equipes retornam ao município”, informa.

Além do atendimento presencial, outras opções estão disponíveis, como o contato pelo WhatsApp (92-99124-6829) e o acesso ao site http://www.consultasociedadeprosaiparintins.am.gov.br. O Grupo de Apoio Local (GAL), composto por líderes comunitários, também atua como intermediário entre a população e o programa.

A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, explica que, durante a missão no município, foi realizada uma reunião preparatória com o GAL, quando foram discutidos os planos para os próximos meses. Os líderes comunitários receberam orientações e deram contribuições ao programa.

Também foram realizadas visitas ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e ao Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), para buscar apoio e parcerias para as futuras atividades do programa. Também haverá um encontro com representantes da Defensoria Pública no município.

“A missão é mais uma ação que consolida este processo de diálogo com a comunidade. É um momento de continuidade dos trabalhos socioambientais”, destaca Viviane.

Engajamento ambiental

O subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, menciona que durante a reunião com o GAL, os líderes foram sensibilizados para o engajamento nas ações ambientais. Ele lembra que, dentro do Prosai, existe o Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas), um conjunto integrado de ações para educação ambiental da população local. Nesta atividade em Parintins, a equipe divulgou a programação de atividades para os próximos seis meses.

Em setembro serão trabalhados os objetivos do desenvolvimento sustentável. Em outubro, o panorama da Lagoa da Francesa e resíduos sólidos. Já em novembro, o tema será saneamento básico e saúde. As ações continuam em janeiro, com um planejamento das ações para 2024. “No decorrer e após a entrega das obras serão realizadas diversas oficinas sobre meio ambiente. Estas ações estão voltadas para a população diretamente afetada e público geral, para transformar a preocupação ambiental em prática, baseada nas questões vivenciadas pela população local no seu cotidiano”, pontua o coordenador.

Prosai Parintins

O Prosai Parintins vai solucionar problemas ambientais, urbanísticos e sociais, com obras para urbanização de áreas com risco de alagação na região conhecida como Lagoa da Francesa.

O programa vai reassentar cerca de 832 famílias, e prevê a construção de 504 unidades habitacionais, que também estão incluídas no Programa Amazonas Meu Lar.

A expectativa é que as obras iniciem ainda no primeiro semestre de 2024, após a liberação dos recursos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os investimentos serão na ordem de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo BID, e U$ 17,5 milhões de contrapartida estadual.

Fotos: Tiago Corrêa / UGPE

Relacioandos