Está no ar a plataforma Appartidarias 2.0 elaborada pelo Grupo Mulheres do Brasil. O site (www.appartidarias.com.br) exibe candidaturas de mulheres a cargos do Legislativo e do Executivo, permite que eleitores busquem nomes de acordo com os partidos em cada estado e mostra o grau de cumprimento das siglas e coligações das cotas de 30% exigidas tanto para candidaturas femininas quanto para repasse de recursos do fundo partidário às suas campanhas.

As informações são coletadas de duas formas: na base de dados do TSE são identificados as listas de candidatas, seus contatos e repasse de recursos. Além disso, mais de 200 voluntárias buscam ativamente as candidatas aos cargos de deputada estadual e federal, descobrem suas pautas, conferem se as suas redes sociais são atualizadas e identificam se de fato elas estão em campanha. Desta forma é possível aumentar a visibilidade e a voz dessas mulheres e verificar se há indícios de candidaturas-laranja, anunciadas apenas para cumprir a cota.

Ao clicar em cada um dos partidos, os eleitores têm acesso aos dados de repasse das coligações: é possível ver quais são as que apoiam mais ou menos as candidaturas femininas. Além disso, robôs (bots) postam recortes dos dados coletados no Twitter @APPartidarias e em grupos de WhatsApp, e notificam partidos, coligações e procuradorias estaduais sobre possíveis irregularidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here