Amazonas Notícias

PM do Amazonas reforça segurança do Festival de Parintins com 650 policiais

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) enviou na manhã desta segunda-feira (24/06) mais de 500 policiais para reforçar a segurança do 57º Festival de Parintins, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. Ao todo, mais de 650 policiais atuarão antes, durante e após o evento na Ilha Tupinambarana.

Operação de segurança robusta

O efetivo destacado inclui policiais fluentes em inglês e espanhol, além de membros do Comando de Policiamento do Interior (CPI), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e alunos da Academia de Polícia Militar Cel Neper da Silveira Alencar (APM).

Comandante da operação e policiamento estratégico

O tenente-coronel PM Freitas, comandante da operação, destacou que a tropa irá realizar patrulhamento ostensivo em diversas áreas do município, com foco em pontos estratégicos como o Turistódromo e a Festa dos Visitantes. A ação incluirá policiamento a pé, motorizado, especializado, de trânsito, ciclístico, turístico e monitoramento com drones.

Estrutura de visibilidade e interação

O subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, afirmou que serão instaladas barracas de visibilidade em Parintins para promover maior interação com moradores e visitantes. Esta estratégia tem sido usada com sucesso desde o retorno presencial do festival pós-pandemia.

Efetivo total e segurança em Manaus

A PMAM contará com um total de mais de 650 policiais em Parintins, incluindo 118 policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e 35 policiais da Operação Protetor das Fronteiras. Em Manaus, a segurança não será afetada, pois a maior parte do efetivo deslocado para Parintins é composta por policiais de quadros administrativos, conforme destacou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Vinicius Almeida.

Parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Durante a coletiva de imprensa, Antônio Auzier, chefe do departamento de Literatura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, elogiou o trabalho da PMAM e a organização da segurança do evento, destacando a tranquilidade proporcionada aos turistas.

Linhas-diretas de emergência

Para emergências e denúncias, a PMAM disponibilizou os números: (92) 99270-7803 / (92) 98414-0554 do 11º BPM, (92) 98842-1769 da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) e (92) 99527-8008 do Ronda Maria da Penha.

Relacioandos