24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

PM realiza formatura em comemoração ao Dia Nacional da Arma de Cavalaria

Policiais Militares do Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon) e diversas autoridades da segurança pública, nesta sexta-feira (14/05), participaram de uma formatura militar alusiva ao Dia Nacional da Arma de Cavalaria, comemorado anualmente em 10 de maio. A solenidade ocorreu no quartel do Comando de Policiamento Especializado (CPE), no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, onde está localizado o RPMon.

Durante o evento foi ressaltado o valor da cavalaria no serviço policial militar, homenageando o empenho e atenção dos militares, da ocorrência da base Arpão, os quais não mediram esforços para o resultado positivo que obtiveram em uma das maiores apreensões de drogas do estado, assim como no serviço social, como os profissionais das áreas de saúde, educação e equitação, tais como: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, professor de educação física, pedagogo, fonoaudiólogo que compõem o projeto de tratamento equoterápico, que tem como objetivo proporcionar uma reabilitação global, para que o indivíduo tenha acesso ao suporte psicológico e motor sobre o cavalo.

Dia da Cavalaria – A Cavalaria foi eternizada na história da humanidade no período da Dinastia Carolíngia, durante a Idade Média, quando ocorreu a fusão do grupo de nobreza com o grupo dos guerreiros profissionais livres.

Já a Cavalaria do Exército Brasileiro tem as suas origens na criação do regimento de Dragões Auxiliares, no final do século XVIII, com o objetivo de resguardar a ordem e garantir o cumprimento das leis. No período colonial, os dragões eram uma das tropas mais prestigiadas no Brasil, atuando em missões militares de defesa externa e em missões de segurança interna.

A Arma de Cavalaria tem como seu Patrono, o Marechal Manuel Luis Osório, que foi um dos maiores líderes militares da história brasileira.

FOTO: Divulgação/PMAM

spot_img