Amazonas Notícias

PMAM realiza varredura antibomba no Bumbódromo para garantir segurança no Festival de Parintins 2024

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), através do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), realizou uma varredura antibomba no Bumbódromo de Parintins, onde ocorre a 57ª edição do Festival de Parintins, nos dias 28, 29 e 30 de junho. Desde 2010, essa vistoria preventiva é realizada para assegurar que o local esteja livre de bombas ou artefatos explosivos, considerando o grande público presente.

Segundo a subtenente PM Alessandra Cruz, do Grupamento Marte, essa inspeção tem sido essencial para a segurança do festival. “Utilizamos equipamentos que nos permitem visualizar espaços de difícil acesso, como pequenos buracos. Esses equipamentos incluem espelhos, lanternas e outros itens específicos para necessidades eventuais”, explicou.

Os policiais envolvidos são especialistas em busca e localização de artefatos explosivos, formados pela unidade Marte ou em outros estados do Brasil, como Distrito Federal e Mato Grosso, além de países como Argentina. Quatro PMs da unidade Marte participaram da varredura no Bumbódromo.

Além das inspeções no Bumbódromo antes das apresentações, a varredura foi realizada na Festa dos Visitantes, ocorrida em 27 de junho. Ao todo, foram quatro inspeções preventivas durante o festival.

Linhas-diretas da PMAM no Festival de Parintins
Para atender emergências e denúncias durante o Festival de Parintins, a PMAM disponibiliza os seguintes números de contato:

11º Batalhão de Polícia Militar (BPM): (92) 99270-7803 / (92) 98414-0554
Companhia de Policiamento Turístico (CPTur): (92) 98842-1769
Ronda Maria da Penha: (92) 99527-8008
Disque-denúncia: 190 (PMAM) e 181 (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP-AM)
O Festival de Parintins
O Festival de Parintins ocorre no último fim de semana de junho, este ano nos dias 28, 29 e 30. O evento promove a cultura, turismo, sustentabilidade e inclui ações de segurança, fiscalização de embarcações e combate à violação de direitos humanos.

Relacioandos