25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Pnud anuncia projetos de inovação selecionados no Amazonas e Piauí

Com o objetivo de identificar experiências e metodologias de inovação alinhadas aos aceleradores ou às cadeias de produção locais, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Brasil selecionou 12 projetos nos estados do Amazonas e do Piauí para receberem R$ 100 mil cada um. Os recursos serão utilizados na ampliação, aprimoramento e continuidade das iniciativas, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável na região.

Entre os cerca de 80 projetos recebidos no edital, publicado em novembro, seis foram selecionados em cada Estado. Os critérios para a avaliação foram alinhamento ao tema, impacto social, replicabilidade da inovação, clareza metodológica da inovação, sustentabilidade da inovação, previsão de uso dos recursos recebidos e resultados alcançados.

“Essa iniciativa é o resultado de um processo articulado junto aos dois governos estaduais, ao setor privado, à academia e à sociedade civil, que se iniciou com uma ampla reflexão sobre os desafios do desenvolvimento e sobre potenciais ações aceleradoras desse desenvolvimento, passou pela inclusão dos aceleradores no PPA e agora culmina na identificação de projetos concretos, da própria sociedade local, que têm o poder de levar transformação para a vida das pessoas na ponta, fortalecendo o desenvolvimento sustentável”, afirma o coordenador da área de Pessoas e Prosperidade do PNUD Brasil, Cristiano Prado.

Amazonas

No Amazonas, a chamada considerou as seguintes temáticas: Novas dinâmicas para promoção de polos de desenvolvimento, Gestão pública, Conservação ambiental e Uso sustentável dos recursos naturais, Estratégias para enfrentar a violência e a criminalidade, Cidadania plena para mulheres e meninas, Educação inclusiva e de qualidade, Cadeia do turismo, Cadeia das melíponas e Cadeia do pirarucu.

Conheça os seis primeiros colocados:

Circuito de turismo indígena do Rio Negro – Proponente Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN): implantação de um novo circuito de turismo, para além da pesca esportiva, incluindo indígenas locais em todo processo e fortalecendo a cultura e os saberes das comunidades indígenas.

Coletivo do Pirarucu Manejado em Áreas Protegidas do Amazonas – Proponente Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc): comercialização de pirarucu manejado por um coletivo, garantindo valor mínimo e criação de marca com forte valor agregado acionando postos de venda que ainda não comercializam o produto.

App Castanhadora – Proponente Instituto Internacional de Educação do Brasil: aplicativo que calcula preço e tempo ótimo de venda de castanhas que será disponibilizado para as comunidades locais.

Cientista Maker – Proponente Associação FAB LAB Manaus: capacitação dos alunos de ensino fundamental na cultura maker digital.

Descarte Correto, Transformando o resíduo eletrônico em benefícios econômicos e socioambientais – Proponente Descarte Correto Serviço Ambiental LTDA: beneficiamento de lixo eletrônico em novos produtos.

Educação contextualizada, agroecologia e políticas públicas na Terra Indígena Andirá Marau do povo Sateré-Mawé – Proponente Associação Slow Food do Brasil: articulação de trabalho educacional de agroextrativismo com indígenas e resgate de saberes tradicionais para garantir a segurança nutricional desta população.

Piauí

No Piauí, os temas propostos foram: Governança, Educação inclusiva de qualidade, Empreendedorismo, Agricultura familiar inclusiva e produtiva, Conservação ambiental e Uso sustentável dos recursos naturais, Ambiente seguro e inclusivo, Igualdade de gênero e Empoderamento de mulheres e meninas, Cadeia das melíponas e Cadeia do turismo.

Conheça os seis primeiros colocados:

Aplicação da desidratação de alimentos na agricultura familiar de Teresina e região como ferramenta sustentável para agregar renda – Proponente Ecodrytec: aplicação de desidratação de alimentos em Teresina e região como ferramenta sustentável, buscando diminuir os níveis de desperdício e agregar renda à população, valorizando a agricultura familiar. A empresa tem como princípio a utilização de energias renováveis no processo de produção, e os desidratadores são totalmente movidos pela energia solar ou Biogás (para quando não há sol).

C3 (Coletivo de Comunicação Cidadã) – Proponente Instituto Comradio do Brasil: Metodologia da Rede Social Digital que transforma as informações postadas pelos usuários do aplicativo em conhecimento categorizando por ODS, e sugerindo sinergias entre boas práticas que podem contribuir com a solução de problemas. Os dados são apresentados em mapas, gráficos e planilhas que auxiliam a tomada de decisão dos governos, organizações sociais e empresas. Já foi implementada, na forma de projeto piloto, na região do Semiárido Piauiense.

Energia Solar para bombeamento de água no semiárido piauiense – Proponente Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex): difusão do uso de sistemas fotovoltaicos de bombeamento destinados à irrigação em localidades do semiárido piauiense não atendidas por energia elétrica, por meio do monitoramento do desempenho do sistema, capacitação dos recursos humanos das localidades a fim de se tornarem aptas a fazerem a manutenção do sistema, contribuição com a popularização da ciência e tecnologia no âmbito das energias renováveis no meio rural e disponibilização de novos modelos de mecanismos voltados para a agricultura familiar, favorecendo a melhoria das condições de vida das populações atendidas.

Orgânicos Zabelê, Articulação entre a agricultura familiar inclusiva e produtiva e cooperação institucional para criação de uma plataforma de vendas de produtos orgânicos – Proponente Associação das Produtoras e Produtores Agroecológicos do Semiárido Piauiense: desenvolvimento de plataforma de vendas pela internet de alimentos orgânicos oriundos da agricultura familiar do Piauí, como ferramenta de inovação para viabilizar a ampliação de canais de comercialização da cadeia de produção.

Mulheres Artesãs do Poty – Proponente Cooperativa de artesanato do Poty Velho: construção de uma cooperativa voltada às mulheres artesãs da comunidade de Poty Velho, que permitiu a atuação em toda a cadeia de produção do ofício, viabilizando capacitação, acesso a mercados e desenvolvimento de soluções aos problemas enfrentados pelas artesãs.

No Clima da Caatinga – Proponente Associação Caatinga: mitigação de efeitos potencializadores do aquecimento global, adaptação climática de comunidades envolvidas, proteção dos recursos hídricos, das florestas e do tatu-bola por meio de ações de conservação da Caatinga através de um modelo integrado de conservação desenvolvido com as comunidades.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEDECTI

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui