25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Polícia Civil dá início à campanha de promoção da saúde do servidor em unidades policiais da zona oeste da capital

Como parte da campanha “Janeiro Branco”, com a temática “Quem cuida da mente cuida da vida”, a Polícia Civil do Amazonas, por meio do Departamento de Controle e Avaliação (DCA) da instituição, visitou ao longo da manhã desta segunda-feira (21/01), quatro unidades policiais na zona oeste da capital com o objetivo de promover saúde psíquica e emocional do servidor. Foram visitados o 5°, 8° e 21° Distritos Integrados de Polícia (DIP) e Delegacia de Capturas e Polinter (DECP), que fica no prédio anexo ao 21° DIP.

O trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), conforme a delegada Carolini Guedes, diretora do DCA. A autoridade policial ressaltou que durante a ação, uma equipe multidisciplinar do DCA, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais realizaram atendimentos médicos e psicológicos, aferição de pressão, medição de glicemia capilar, além de roda de conversa com os servidores da instituição para esclarecer dúvidas sobre o tema proposto. Também foram entregues materiais informativos acerca dos cuidados que todos precisam ter no dia a dia para manter o bem-estar físico e emocional.

“No nosso primeiro dia visitamos quatro delegacias e fomos muito bem recebidos pelos nossos servidores. Além dessa conscientização sobre o tratamento da saúde mental, oferecemos também alguns serviços médicos. Essa campanha é relativamente recente, porque ela teve início em 2014, no estado de Minas Gerais, e foi se espalhando pelos outros estados da federação. Manaus aderiu à campanha oficialmente por meio de decreto e nós, da Polícia Civil, por intermédio do DCA, estamos conscientizando os nossos servidores”, enfatizou Guedes.

Cronograma – As visitas serão realizadas no período de 21 a 30 de janeiro.

Dia 22/01

– 10°, 17° e 19° Distritos Integrados de Polícia (DIPs), Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Delegacia Especializa em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd).

Dia 23/01

– 6°, 12° e 23° Distritos Integrados de Polícia (DIPs), Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) e Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv).

Dia 24/01

– 15°, 18°, 20° e 26° Distritos Integrados de Polícia (DIPs).

Dia 25/01

– 1°, 2° e 3° Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon).

Dia 28/01

– 7°, 11°, 16°, 22° e 29° Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacia Especializada em Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS).

Dia 29/01

– 4°, 9°, 25° e 28° Distritos Integrados de Polícia (DIPs).

Dia 30

– 13°, 14° e 30° Distritos Integrados de Polícia (DIPs), DECCM – Anexo, Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat).

Carolini Guedes ressaltou que a solenidade de encerramento da campanha ocorrerá no dia 31 de janeiro deste ano, às 9h, no Auditório José Elcy Barroso Braga, nas dependências da Delegacia Geral. Às 10h será realizada no local a palestra “Saúde Mental e Qualidade de Vida”, ministrada pelo psicólogo Raimundo Nonato Alves Freire. Logo em seguida, às 11h, será a vez do psiquiatra Luiz Henrique Novaes ministrar aos servidores a palestra “Ser Feliz”.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/PC-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui