Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Polícia Civil divulga plano operacional para o Carnaval e anuncia reforço no efetivo durante o feriado prolongado de festas

O mês de fevereiro para muitos é sinônimo de folia. Por conta do Carnaval, a intensa movimentação de pessoas em festas realizadas na capital acaba exigindo uma atenção maior por parte dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado.

Tendo por objetivo garantir a segurança da população durante os festejos do Carnaval 2015, a Polícia Civil do Amazonas divulgou nesta semana o plano integrado de estratégias com a finalidade de assegurar o conforto dos foliões.

Durante o período de apresentações no Sambódromo, o serviço nas delegacias especializadas e nos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs) da cidade funcionará normalmente, das 8h às 18h. Ao todo 113 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores lotados na capital atuarão nos respectivos plantões, reforçando o atendimento de eventuais demandas durante as festas.

Integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) também farão parte do efetivo, bem como servidores dos Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML).

Nos dias 12 e 13 de fevereiro irão acontecer os desfiles das escolas de samba dos grupos de acesso A, B e C de Manaus, no Centro de Convenções (Sambódromo), zona Centro-Oeste da cidade. Ainda no local, desta vez no sábado, 14, será a vez das escolas do Grupo Especial presentearem o público com um grande espetáculo.
O reforço especial durante o fim de semana também acontecerá nas unidades policiais das áreas onde concentram maior movimentação de pessoas durante os três dias de Carnaval. Nas zonas Centro-Sul e Centro-Oeste, as ocorrências serão centralizadas no 10° e 12° DIPs e, dependendo das circunstâncias, poderá ser encaminhada à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai). A Delegacia Móvel (Delmov) funcionará em frente à Delegacia Geral, para atender eventuais ocorrências.

Já no próximo dia 16, o tradicional Carnaboi será responsável pela realização de festas simultâneas em cinco zonas da cidade: Sul, Norte, Leste, Centro-Oeste e Oeste. Além da Deaai, que também funcionará na ocasião para registrar possíveis ocorrências relacionadas a menores infratores, o reforço operacional será distribuído entre o 3° DIP, 6° DIP, 9° DIP, 10° DIP e 19° DIPs.

As ações integradas dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública irão ser feitas nos Centros Integrados de Comando e Controle Locais (CICC’s), montados nos espaços que receberão os eventos, além do Centro Integrado de Comando e Controle do Estado do Amazonas (CICC-AM), localizado na Avenida André Araújo, bairro Aleixo.

O helicóptero da PC-AM, Fênix 01, também estará à disposição para atender as ocorrências e garantir o reforço aéreo na cidade. A aeronave de marca Robinson e modelo R44 Raven 2, foi uma das conquistas que a Polícia Civil do Amazonas proporcionou à população no ano de 2014 com o intuito de expandir a ação da Polícia Judiciária na capital e atender toda a extensão do Estado, por meio do Departamento de Operações Aéreas (DOA).

O atendimento à população será feito por meio das delegacias que funcionam como central de flagrantes em suas respectivas áreas. Na zona Sul, por meio do 1° e 3° DIPs; Centro-Sul, no 12° DIP; Leste, no 9° e 14° DIPs; e Zona Oeste, no 19° DIP, além da Zona Centro-Oeste, por meio do 10º DIP, e também na Zona Norte nos 6° e 15° DIPs.

-publicidade-