Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Polícia Civil do Amazonas implementa Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) iniciou, nesta terça-feira (27/04), na Academia de Polícia Civil (Acadepol), bairro Cidade Nova, zona norte da capital, o treinamento para implantação do novo Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para as Unidades da Federação, que permite o registro de ocorrências, despacho homologatório e a lavratura de procedimentos de polícia, além de fornecer recursos que permitem a gestão cartorária e compartilhamento de dados.

O PPE irá substituir o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), em relação aos registros de ocorrência e elaboração de procedimentos nas delegacias, como Boletins de Ocorrência (BOs), Auto de Prisão em Flagrante (APF), Inquéritos Policiais (IPLs), Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCOs), entre outros.

Conforme a delegada-geral da PC-AM, Emília Ferraz, o objetivo do PPE é integrar o Amazonas com o restante do Brasil por meio do MJSP. Segundo ela, isso irá permitir credenciar e modernizar os trabalhos policiais.

“Estamos entrando em uma nova era da Segurança Pública para termos integração com o restante do país, inclusive para, por exemplo, pleitearmos internet via satélite para os municípios do interior ou adquirir materiais de inteligência que sejam úteis para o sistema de segurança. Precisamos nos integrar para que o Amazonas não fique isolado”, salientou Emília.

O diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Alessandro Albino, destacou que esse processo de aprendizado será para que os servidores da Polícia Civil se capacitem e desempenhem um trabalho eficaz em suas respectivas unidades policiais. “Vamos iniciar pelo 7º Distrito Integrado de Polícia (DIP), a partir do dia 3 de maio, e posteriormente as outras delegacias serão beneficiadas”, enfatizou ele.

Inicialmente, o treinamento terá a duração de sete semanas, contando com a participação de todas as delegacias da cidade, divididas por zonas. As delegacias da zona sul serão as primeiras a começar a capacitação.

A diretora do Campus II do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), delegada Geórgia Cavalcanti, acrescentou que, a partir de agora, a implantação do novo sistema será uma missão nova e desafiadora, que vai levar o Estado do Amazonas para o cenário nacional.

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM

-publicidade-