27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Polícia Civil prende dupla por latrocínio contra motorista de ônibus

A equipe da Delegacia Especializada em Roubo, Furtos e Defraudações (DERFD), sob o comando do delegado titular, Adriano Félix, prendeu na manhã desta sexta-feira, dia 8, Linekin Marinho de Lira, 23, conhecido como “Diabinho” e Sales Soares Tavares, 18, envolvidos em latrocínio, associação criminosa e corrupção de menores. As prisões ocorreram, respectivamente, no bairro Cidade de Deus, zona Norte e no bairro Zumbi, Zona Leste.

A prisão da dupla só foi possível pelo trabalho de inteligência da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd) em parceria da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) e da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Em coletiva de imprensa realizada na sede da DERFD, o secretário de segurança pública Sérgio Fontes destacou que os trabalhos para combater a incidência de crimes terão continuidade e a secretaria irá concentrar esforços para intensificar o combate à incidência de roubo nos transportes coletivos de Manaus.

“Haverá policiais a paisana dentro dos ônibus, para isso, teremos um grupo de repressão contra crimes a coletivos”, informou, destacando que os trabalhos da força tarefa terão continuidade para diminuir a ocorrência de crimes.

A dupla foi presa por envolvimento na morte do motorista de ônibus, Márcio Gama, que tinha 37 anos. O fato ocorreu no dia 1º de janeiro deste ano, no bairro Cidade de Deus, zona Norte da capital. Na ocasião, o motorista estava conversando com alguns colegas, quando todos foram abordados pela dupla, que anunciou o assalto. A vítima reagiu e travou luta corporal com Sales, momento em que foi atingida com um golpe de faca nas costas, desferido por Linekin. O motorista chegou a ser socorrido, mas foi a óbito no mesmo dia. Sales e Linekin fugiram após o ocorrido.

Conforme o delegado titular da DEHS, Ivo Martins, as investigações se deram a partir do dia da morte da vítima. “A DEHS sempre se dirige aos locais onde ocorrem crimes com morte violenta, e como o caso exigia essa atenção, fizemos a averiguação e constatou-se que se tratava de latrocínio, portanto encaminhamos para a DERFD”, disse.

Diante das investigações, Linekin foi encontrado escondido em uma residência com a companheira dele, na Invasão Gustavo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona Norte, e foi preso por volta das 6h. Já Sales foi capturado logo em seguida, na casa de um tio, no bairro Zumbi, zona Leste da capital.

O delegado titular da Seaop, Orlando Amaral, informou que a busca pela dupla se deu, principalmente, pelas investigações de campo. “A identificação dos elementos foi feita baseado em reconhecimentos de vítimas e informações colhidas nos arredores do local do fato, tendo em vista que eles são contumazes na prática de roubo”, afirmou.

Quando o crime ocorreu, Sales estava foragido do regime semiaberto desde dezembro de 2015, pois cumpria pena por roubo. Linekin já tem condenações por roubo e homicídio, e também estava foragido do regime semiaberto, desde março de 2014.

O delegado titular da DERFD, Adriano Félix, confirmou ainda a apreensão de um adolescente de 13 anos, que teria participado do crime como “olheiro”, uma vez que a motocicleta do motorista seria o principal alvo dos dois homens. “Durante as investigações, descobrimos que era ele quem passava as informações à dupla sobre a oportunidade de roubo no local do fato. Ele foi encontrado hoje pela manhã, na Rua Uirapuru, no bairro Cidade de Deus, zona Norte e a faca utilizada contra a vítima foi encontrada na residência dele”, relatou.

A dupla será autuada por latrocínio, associação criminosa e corrupção de menores. Após os procedimentos legais, eles serão encaminhados para a Cadeira Pública Raimundo Vidal Pessoa, onde aguardarão a decisão da Justiça, enquanto o adolescente será encaminhado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui